MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chuva volta a causar transtornos em Nova Friburgo nesta segunda; veja a previsão do Inmet

Prefeitura decretou situação de emergência em áreas afetadas por chuvas do fim de semana

Por Alice Wandrofski
25/03/24 - 16:36 | Atualizada em 25/03/24 - 16:56
Chuva volta a causar transtornos em Nova Friburgo nesta segunda; veja a previsão do Inmet Cidade volta a registrar ocorrências por causa das chuvas nesta segunda-feira, 25 | Fotos: Reprodução/Internet

As chuvas intensas voltaram a causar transtornos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, na tarde desta segunda-feira, 25.

Em um vídeo postado nas redes sociais, a rua Ghandi, no bairro Cônego, foi tomada pela água, mais uma vez. Confira:

Já na RJ-116, a concessionária responsável pelo local, a Rota 116, informou que uma árvore de médio porte caiu na pista durante essa tarde.

Árvore caída na RJ-116 na tarde desta segunda-feira, 25Árvore caída na RJ-116 na tarde desta segunda-feira, 25 | Foto: Reprodução/Internet

O trânsito na rodovia chegou a funcionar em sistema de pare e siga, na altura do quilômetro 75, próximo à Usina Hanns, em Mury, mas já voltou ao normal.

De acordo com a Rota, não houve feridos e nenhum veículo foi atingido pela árvore.

As câmeras do Instituto Friburgo Solidário registraram o nível de rios em diferentes pontos da cidade no fim da tarde desta segunda-feira, 25. Veja as imagens:

Na noite de domingo, 24, a Defesa Civil de Nova Friburgo comunicou que a cidade não tinha novas ocorrências relevantes, em decorrência das chuvas, desde o boletim divulgado às 18h do sábado, 23.

Ao Portal Multiplix, na manhã desta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que não há mais pessoas desabrigadas e desalojadas na cidade.

Além disso, as aulas na rede municipal de ensino estão ocorrendo normalmente.

Já a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) divulgou que a 11 unidades escolares não funcionam nesta segunda no território fluminense.

Entre elas, está o Ceffa CEA Rei Alberto I, que fica em Baixada de Salinas, uma das áreas mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias na cidade.

Na localidade, a estrutura da ponte que dá acesso à instituição de ensino e aos Três Picos foi afetada. A passagem está interditada desde sábado, 23.

Situação de emergência

O prefeito Johnny Maycon (PL) decretou ainda no último sábado, 23, “situação de emergência nas áreas do município afetadas por chuvas intensas”.

De acordo com o artigo 1º do decreto publicado em Diário Oficial, "fica declarada situação de emergência na região de Campo do Coelho, 3º Distrito do Município de Nova Friburgo".

Ainda no documento, outro artigo estabelece que:

Art. 6º. Fica dispensada de licitação, na forma do inciso VIII do art. 75, da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, a celebração de contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta à situação de emergência, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação das localidades, desde que possam ser concluídas no prazo previsto na legislação e comprove-se a imperiosa urgência na realização.

Perguntamos à prefeitura de Nova Friburgo sobre as medidas que são tomadas para atender às pessoas afetadas pela chuva na cidade, e fomos informados que "por enquanto, não há previsão de pagamento de auxílio. De todo modo, a prefeitura, via Secretaria de Agricultura, está tentando viabilizar recursos, seja junto aos governos estadual ou federal".

Previsão de mais chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso amarelo para chuvas intensas nas próximas horas em Nova Friburgo.

Chuva na tarde desta segunda-feira, 25, no bairro Ponte da Saudade, em FriburgoChuva na tarde desta segunda-feira, 25, no bairro Ponte da Saudade, em Friburgo | Foto: Alisson Dutra

As chuvas devem variar entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm em 24 horas, de acordo com o instituto.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.