MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Defesa Civil de Nova Friburgo divulga boletim sobre situação das chuvas; Cemaden-RJ alerta para risco hidrológico ‘muito alto’ na cidade

Subida da serra de Cachoeiras de Macacu funciona em pare e siga na manhã deste sábado, 23

Por Alice Wandrofski
23/03/24 - 09:50 | Atualizada em 23/03/24 - 15:48
Defesa Civil de Nova Friburgo divulga boletim sobre situação das chuvas; Cemaden-RJ alerta para risco hidrológico ‘muito alto’ na cidade Chuva causa transtornos em Nova Friburgo | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

A Defesa Civil de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, atualizou no início tarde deste sábado, 23, o número de ocorrências pelas chuvas das últimas horas na cidade.

Pela manhã, às 7h, o governo municipal informou que oito pessoas e dois animais estavam desabrigados. Porém, de acordo com o novo boletim, 12 pessoas e dois animais estão desabrigados.

Elas foram direcionadas para um abrigo e um ponto de apoio do município.

Confira as ocorrências divulgadas pela prefeitura:

  • Inundação na Ponte da Saudade: Mãe e filha, um cachorro e um gato estão desabrigados. Eles foram acolhidos no abrigo da Via Expressa. O imóvel foi interditado preventivamente e será reavaliado após o período de chuvas;

  • Inundação em Lumiar: O ponto de apoio da Escola Municipal Acyr Spitz foi aberto, mas não houve procura, de acordo com a prefeitura;

  • Inundação em Salinas e áreas próximas (distrito de Campo do Coelho, área rural): 12 pessoas ficaram desabrigadas e estão no ponto de apoio da Creche Vovó Dolores, sendo seis adultos e seis crianças. Há também uma pessoa desalojada, que se encontra na casa de um familiar.

  • Alagamento e queda de barreira em alguns pontos da estrada de acesso a Rio Bonito, no distrito de Lumiar

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a rua Felipe Camarão, no bairro Ponte da Saudade, completamente alagada, na noite dessa sexta-feira, 22, e também a situação de inundação em Salinas. Confira:

Barreiras em Rio Bonito

Na estrada de Rio Bonito, quedas de barreiras foram registradas. O prefeito Johnny Maycon (PL) informou por meio da rede social que a subprefeitura de Lumiar/São Pedro da Serra já está trabalhando na remoção na manhã deste sábado, 23.

Barreira sendo retirada na estrada de Rio Bonito na manhã deste sábado, 23Barreira sendo retirada na estrada de Rio Bonito na manhã deste sábado, 23 | Foto: Reprodução/Rede Social (Johnny Maycon)

O chefe do Executivo ainda confirmou que existem outras barreiras na região e que “ao longo do dia, estarão sendo removidas”.

Ponte interditada em Baixada de Salinas

A Prefeitura de Nova Friburgo informou na tarde deste sábado, dia 23, a interdição da ponte que dá acesso à localidade de Três Picos por tempo indeterminado, em Baixada de Salinas.

Ponte que dá acesso aos Três Picos está interditada por tempo indeterminadoPonte que dá acesso aos Três Picos está interditada por tempo indeterminado | Foto: Reprodução/Rede Social (Johnny Maycon)

O prefeito Johnny Maycon se manifestou por meio das redes sociais sobre as ações no local:

As equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras estão avaliando a situação da ponte que dá acesso ao Ibelga. Ela está interditada e passará por intervenções na próxima semana.

De acordo com governo municipal, “Conquista, Salinas, Baixada de Salinas, São Lourenço e Centenário foram mais impactados devido à cheia do Rio Grande”, no 3º distrito (Campo do Coelho).

Segundo a Defesa Civil, Nova Friburgo segue em estágio de ‘atenção’.

O volume pluviométrico médio, registrado em toda a cidade nas últimas 24 horas, foi de 49,4 mm. O local com maior índice médio foi o bairro Floresta, com 70,6 mm em um dia.

Solicitamos à Prefeitura de Nova Friburgo mais detalhes sobre os pontos de inundações e alagamentos na cidade, mas ainda não tivemos retorno.

Serra de Cachoeiras de Macacu é totalmente liberada

O trânsito na Serra dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu, foi totalmente liberado às 15h30, em ambos os sentidos (Nova Friburgo X Cachoeiras de Macacu), no trecho do quilômetro 51, de acordo com a Rota 116.

Desde o início da manhã, operários trabalhavam no local, com o apoio de máquinas e caminhões para a "desobstrução de duas barreiras que escorregaram para a pista durante as fortes chuvas que caíram na região".

Barreira na subida de serra de Cachoeiras de Macacu é retirada na manhã deste sábado, 23Barreira na subida de serra de Cachoeiras de Macacu é retirada na manhã deste sábado, 23 | Foto: Reprodução/Rota 116

O tráfego funcionou no sistema de pare e siga, na altura do quilômetro 51. Segundo a concessionária, não houve vítimas nem a suspensão total do trânsito.

Risco ‘muito alto’

Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), o risco hidrológico em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis continua classificado como ‘muito alto’.

Já a situação para deslizamentos em Friburgo é considerada ‘alta’. Em Petrópolis e Teresópolis, a classificação é de 'muito alta'.

A previsão meteorológica, segundo a Defesa Civil, para as próximas horas, é de chuva moderada a forte para a região.

Os ventos estarão moderados a fortes.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.