MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hora da feira! Conheça as principais frutas da primavera e os benefícios para a saúde

Nutricionista explica os benefícios dos frutos na alimentação

Por Luisa Machado
30/09/19 - 10:12
Hora da feira! Conheça as principais frutas da primavera e os benefícios para a saúde Frutas vermelhas são mais comumente encontradas durante a primavera | Foto: Banco de Imagem

A primavera chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, e quem pensa que a estação é exclusiva para admirar a beleza das flores, está enganado. A estação é, também, uma boa época para apreciar o sabor das frutas. Na Região Serrana do Rio de Janeiro, em municípios como Teresópolis, Nova Friburgo, Cantagalo e Sumidouro, uma vasta área rural é responsável pela produção e distribuição dos frutos na região e no estado.

Na penúltima estação do ano, é comum encontrar, nos hortifrutis, algumas variedades que não costumam aparecer nos outros meses do ano, como as frutas vermelhas, ricas em antioxidantes e que ajudam a retardar o processo de envelhecimento. A nutricionista friburguense Louise Asth comenta quais são as frutas mais comuns na estação das flores e quais são os benefícios delas para a saúde.

Confira as frutas disponíveis na estação e os benefícios:

Abacaxi:
Atua como anti-inflamatório, por ser rico em bromelina; previne doenças cardíacas, por ser rico em vitamina C; reduz os riscos de trombose, por conter bromelina e antioxidantes; alivia as dores nas articulações, por atuar como anti-inflamatório; ajuda na perda de peso, por ser rico em água e fibras, que aumentam a saciedade; melhora a saúde da pele e dos cabelos, por conter vitamina C e betacaroteno; diminui as dores musculares do pós-treino, pois é anti-inflamatório; e favorece a recuperação muscular.

Amora:
Apresenta benefícios como emagrecimento, devido a sua capacidade diurética e reguladora intestinal; mas para que esse benefício seja duradouro, é importante que o consumo da amora seja associado à prática de exercícios físicos e alimentação balanceada; previne o envelhecimento e fortalece os sistema imunológico, pois é rico em antioxidantes; auxilia no tratamento das mucosas da boca, inflamações de garganta e da pele; ajuda no tratamento de infecções, devido a sua propriedade antibacteriana; além de auxiliar a melhora nas taxas de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

Jabuticaba:
Sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, e grandes quantidades de vitamina C, vitamina E, ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco. Um grande diferencial são as propriedades da sua casca, pois ela é rica em antocianinas, um potente antioxidante que ajuda a combater os radicais livres. Outra substância importante, contida na casca da jabuticaba, é a pectina, que é uma fibra solúvel. Ajuda na recuperação da elasticidade e firmeza da pele; auxilia na redução da produção de histamina, ajudando a aumentar a resistência do corpo, diminuir o colesterol ruim e combater os radicais livres; auxilia na prevenção de doenças cardíacas e venosas, como varizes e derrames; pode auxiliar na melhora da memória, pois protege células do cérebro; sua propriedade anti-inflamatória pode ajudar a aliviar as dores da artrite e outras doenças inflamatórias.

Morango:
Rico em antioxidantes, como antocianinas e ácido elágico, o morango confere os seguintes benefícios para a saúde: combate o envelhecimento da pele; ajuda a prevenir doenças cardiovasculares; melhora a capacidade mental; ajuda a combater inflamações; e tem fibras como a "zeaxantina", que contribui para a saúde dos olhos.

Pêssego:
Ajuda a emagrecer, por ter poucas calorias e causar aumento na sensação de saciedade; melhora o funcionamento do intestino, por conter fibras e bastante água, o que combate a constipação; previne doenças cardíacas, por conter antioxidantes como as vitamina A e C; ajuda no controle da diabetes, por ter baixo índice glicêmico e não aumentar o açúcar no sangue; melhora a saúde dos olhos, por conter betacaroteno, nutriente que previne catarata e degeneração macular; melhora o humor, por ser rico em magnésio, mineral que ajuda a relaxar e controlar a pressão; combate a retenção de líquidos, por ter efeito diurético.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.