MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Voluntários e instituições promovem campanhas de agasalho para pets em Nova Friburgo

Saiba como ajudar animais de rua no frio; especialistas explicam riscos da exposição dos bichos às baixas temperaturas

Por Natalia Amorim
27/05/22 - 11:10
Voluntários e instituições promovem campanhas de agasalho para pets em Nova Friburgo  Animais em situação de rua sofrem consequências sérias com o frio intenso | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O inverno só chega no dia 22 do próximo mês, mas os dias de frio têm sido cada vez mais rigorosos nas cidades da Região Serrana do Rio. A mobilização para ajudar as pessoas em situação de rua tem crescido em Nova Friburgo e Teresópolis, em especial, nas últimas semanas, conforme mostrou a reportagem do Portal Multiplix.

Porém, os animais em situação de vulnerabilidade também ficam desamparados neste período e, diferentemente do que muita gente pensa, a exposição ao frio pode trazer consequências sérias à saúde dos pets.

Sensibilizados com a causa, algumas instituições e voluntários estão se mobilizando para angariar doações de roupinhas, mantas, cobertores e até casinhas novas ou usadas para serem destinados aos animais carentes.

O empresário Sérgio Soares é uma destas pessoas. Ele tem uma loja pet no Paissandu, em Friburgo, e pelo segundo ano consecutivo promove uma campanha para arrecadar esses itens e destinar a abrigos, cães comunitários e a animais de pessoas com dificuldades financeiras.

A gente sabe do sofrimento que o frio causa, que existem sim muitas pessoas precisando de ajuda neste momento, mas, por outro lado, não podemos esquecer também o sofrimento dos animais de rua. No nosso dia a dia, a gente vê muito essa realidade. Infelizmente, não podemos acolher todos os que estão abandonados, mas se cada um fizer a sua parte, conseguimos formar uma corrente e amenizar o sofrimento dos bichinhos.

Voluntários se mobilizam para arrecadar cobertores e roupinhas para aquecer animais carentesVoluntários se mobilizam para arrecadar cobertores e roupinhas para aquecer animais carentes | Foto: Sérgio Soares/Arquivo pessoal

Outra voluntária, muito conhecida na cidade por seu engajamento pela causa animal, Cristina Pacheco, também se mobiliza para conseguir cobertores e roupinhas para aquecer seus animais. Ela conseguiu o apoio de empresários e está com vários pontos de coleta no Centro.

Hoje tenho mais de 400 animais, entre cães e gatos, abrigados. O abandono é enorme, a quantidade de bichos que chegam só aumenta e as doações são muito poucas. A maioria deles é idosa e sofre muito. Então, toda e qualquer ajuda é sempre muito bem-vinda.

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Ssubea) tem arrecadado também pelejas para serem destinadas a esses animais.

As doações também servirão para que sejam confeccionadas roupinhas para que os pets não sintam frio. A distribuição dos itens será iniciada na primeira semana de junho.

A doação de pelejas será transformada em roupinhas, que serão doadas a partir de junho pela SsubeaA doação de pelejas será transformada em roupinhas, que serão doadas a partir de junho pela Ssubea | Foto: Divulgação/PMNF

O quê dizem os veterinários sobre o impacto do frio nos animais

A veterinária Camila Gervásio, de Nova Friburgo, explica que é errado dizer que cães e gatos não precisam se aquecer durante o inverno. Segundo ela, assim como os seres humanos, eles também sentem frio quando as temperaturas caem, pois não são capazes de se adaptar a elas.

Desta forma, mantê-los aquecidos é de suma importância para gerar conforto, bem-estar e evitar doenças, como resfriados, gripes e dores, em casos de animais que podem apresentar problemas ósseos e articulares, como os idosos.

Em alguns casos, esses animais também podem ter hipotermia e com isso vir a óbito, dependendo do nível que a temperatura chegar.

Os filhotes e idosos são os que mais sofrem com o frioOs filhotes e idosos são os que mais sofrem com o frio | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Outra veterinária também de Friburgo, Daisy Bussinger, afirma que, nestes casos, as roupinhas e os cobertores tem um papel importante para a sobrevivência destes bichinhos, principalmente os de pelagem curta, que são os que mais sentem quando o clima esfria.

Ela ainda faz um alerta em relação à mudança de comportamento desses animais, que além de ficarem mais encolhidos e quietos, passam, muitas vezes, a procurar locais mais quentes para se abrigarem.

É muito comum alguns cães e gatos, em especial, se esconderem embaixo de carros porque são locais mais quentes, quando o motor está recém desligado. Isso acontece muito com animais de rua, que veem esta condição como um abrigo. Então, atenção redobrada neste período para proprietários de veículos.

Como fazer a sua contribuição

  • Campanha Hot Dog: as doações podem ser feitas na loja Pet Farma, na rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros, nº 40, no bairro Paissandu. O local está aberto de segunda a sábado, em horário comercial.

  • Campanha Cristina Pacheco: as doações podem ser feitas na banca de jornal, em frente ao antigo Fórum, a partir das 15h, na loja Mania de Bicho, no Centro, na loja Parada dos Bichos, em Conselheiro Paulino, e também através do telefone pessoal da protetora (22) 99966-6487.

  • Campanha para doação de pelejas da Ssubea: as contribuições podem ser feitas na sede da subsecretaria, que fica na antiga rodoviária Leopoldina, ao lado da prefeitura. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 09h às 17h.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.