MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cresce a procura por frutas, legumes e verduras durante pandemia; saiba como melhorar imunidade

Alimentação natural é primordial para a manutenção da saúde. Laranja e o limão são os itens mais procurados

Por Kessia Coutinho
02/03/22 - 09:36
Cresce a procura por frutas, legumes e verduras na pandemia; saiba como melhorar imunidade Vitamina C é comprovadamente eficaz no combate a doenças como gripes e resfriados | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e mudaram vários hábitos, inclusive os alimentares. Mas muita gente desconhece as propriedades dos produtos que consomem e a quantidade ideal por dia.

Conforme a pesquisa NutriNet, conduzida no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), houve um pequeno, mas significativo, aumento no consumo de verduras e legumes (de 87,3% para 89,1%), frutas (de 78,3% para 81,8%) e leguminosas (de 53,5% para 55,3%) desde o início da pandemia.

O Valdemir Moraes é dono de uma mercearia no Centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e conta que, além do aumento no delivery, alguns alimentos também passaram a ser mais procurados.

“Com as pessoas ficando em casa, elas acabam comendo mais, então aumentou o consumo. Banana, laranja e limão foram as frutas que tiveram um aumento significativo. As verduras e os legumes também. As pessoas passaram a ter uma alimentação mais saudável ficando em casa e agora, mesmo depois do pico da pandemia, a procura sempre tem aumentado, inclusive as entregas", conta o comerciante.

Ao Portal Multiplix, a Nutricionista Déborah Schuenck explica que o consumo diário de frutas, verduras e legumes traz muitos benefícios à saúde, sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo e também para a prevenção de doenças.

Estes alimentos são ricos em nutrientes importantes, como: vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos, sendo parte essencial de uma alimentação equilibrada.

Legumes, verduras e frutas trazem diversos benefícios para a saúdeLegumes, verduras e frutas trazem diversos benefícios para a saúde | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A nutricionista reforça que esses alimentos devem fazer parte de uma alimentação diária para que os benefícios sejam completos.

Frutas

“A OMS recomenda o consumo de duas a cinco porções de frutas ao dia, sendo interessante que pelo menos uma porção seja de fruta cítrica. Consumida após o almoço, por exemplo, por ser fonte de Vitamina C, pode ajudar também na absorção de ferro”, explica.

Uma dica importante para que o consumo desses alimentos seja diário é apostar nos produtos típicos da estação.

“Como cada fruta, verdura, legume se desenvolve melhor em determinada época do ano, sempre que possível, opte pelos 'alimentos da estação'. Além de melhor oferta e melhor preço, como estes alimentos são cultivados e colhidos em seu período natural, possuem também mais sabor, maior concentração de nutrientes e menos compostos químicos”, ressalta.

A vitamina C é comprovadamente eficaz no reforço do sistema imunológico para o combate de gripes, resfriados e está automaticamente ligada à prevenção da Covid-19.

Déborah lembra ainda que o consumo regular de alimentos saudáveis em uma dieta equilibrada pode aumentar a imunidade.

Dentre os nutrientes que apresentam atividade antioxidante e, portanto, ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico, estão a Vitamina A, C, E, os flavonoides e, minerais como o zinco, manganês, cobre e selênio. Como as frutas cítricas são ricas em Vitamina C, elas se tornam componentes importantes para este “reforço” da imunidade.

Legumes e verduras

A especialista orienta que as verduras e os legumes devem ocupar a metade do prato na hora da refeição, de acordo com a especialista. Um prato colorido e nutritivo vai trazer benefícios de uma alimentação mais equilibrada a longo prazo.

O consumo de verduras ajuda a fortalecer o sistema imunológico O consumo de verduras ajuda a fortalecer o sistema imunológico | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

“Comece pelas verduras e legumes, acrescente a porção de carboidrato e inclua uma fonte proteica de sua preferência (animal e/ou vegetal). Tente optar por preparações mais saudáveis, cortes magros e evite/reduza frituras, molhos prontos, alimentos muito refinados, ricos em açúcar ou com muito sódio”, finaliza a nutricionista.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.