MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bem-vinda, primavera! Estação das flores começou nesta segunda-feira

A previsão é de que, durante a estação, as temperaturas fiquem acima do esperado

Por Luisa Machado e Matheus Oliveira
23/09/19 - 17:21
Bem-vinda, primavera! Estação das flores começou nesta segunda-feira Temporada das Flores vai durar até o dia 22 de dezembro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As flores pelo caminho não negam: chegou a primavera! Nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, teve início a estação, considerada por muitos, como a mais bonita do ano. De fato, é nessa época que as plantas passam pelo período de floreio e, então, espalham cores e aromas por onde nascem. A primavera 2019 teve início às 4h50min deste dia 23 de setembro e se estende até 1h19min do dia 22 de dezembro.

Primavera vem dos termos, em latim, primo vere, que significam primeiro verão. No Hemisfério Sul do planeta, onde fica o Brasil, a estação das flores é chamada de primavera astral, que tem início em setembro e acaba em dezembro, abrindo as portas para o calor do verão.

É no período da primavera que acontece, também, o equinócio, que é o fim do período de inverno, e significa que o sol chega com maior intensidade ao Hemisfério Sul. Por isso, os dias e as noites têm o mesmo tempo de duração. No Hemisfério Norte, a primavera boreal acontece no período entre março e junho.

Para a Região Sudeste do Brasil, a primavera representa o retorno regular da chuva e o aumento do calor. É também a época de temporais mais frequentes.    Embora algumas frentes possam chegar fortes ao Rio de Janeiro na primavera, como a desta semana, a geada é um fenômeno que raramente ocorre durante a terceira estação do ano.   A meteorologista do Inmet, Marlene Leal, informa que a frente fria que passa pela Região Serrana nesta semana trouxe quedas de temperatura e chuvas até quinta-feira.

De acordo com o Climatempo, a popularmente conhecida “temporada das flores” vai começar com poucas chuvas, gerando prejuízos ao abastecimento de água e a geração de energia.

O instituto indica ainda que a partir do mês de outubro, as pancadas de chuva vão começar no estado do Rio de Janeiro, mesmo que de maneira irregular, mas que elas tendem a ficar abaixo da média na maioria das áreas da região.

A temperatura tende a subir e a previsão é de que fique acima do esperado, segundo o instituto; em novembro e em dezembro, a chance de temporais será maior, mas as pancadas de chuva ainda serão irregulares e mal distribuídas. As médias de chuva também devem ficar abaixo no esperado nos últimos meses da primavera. Assim, os períodos com sol forte vão ser grandes, o que contribui para o aumento do calor.   


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.