Região Serrana sobe para bandeira vermelha no mapa de risco por Covid-19 no RJ
SES afirma que o estado já atingiu o pico da variante ômicron

O mais recente Mapa de Risco da Covid-19, que é divulgado semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que as cidades da Região Serrana do Rio passaram para a bandeira vermelha, considerada de classificação de risco alto para a contaminação da doença.
Entre as cidades da área de cobertura do Portal Multiplix na Região Serrana, estão: Teresópolis, com 196 novos casos, e Nova Friburgo, com 107 registros, de acordo com a última atualização do boletim.
Já na Região dos Lagos, os municípios que estavam na bandeira laranja, com risco moderado, tiveram uma melhora no quadro e passaram para a cor amarela, ou seja, com nível baixo de contaminação, ainda segundo a SES.
De uma forma geral, o estado do Rio permanece na bandeira laranja, com risco moderado para a Covid-19.
Cada uma das bandeiras representa um nível de risco que varia entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
De acordo com a SES, a análise fez a comparação da quarta semana epidemiológica deste ano, entre os dias 23 e 29 de janeiro, com a segunda, de 9 a 15.
Pico da variante
O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, informou que já é possível notar uma melhora em relação à circulação da nova variante no estado.
“A ômicron já atingiu o pico e agora estamos começando a observar uma redução nos indicadores. Algumas regiões já estão refletindo essa melhora e entrando em baixo risco de transmissão da Covid-19. Outro ponto importante é a taxa de positividade para a doença nos centros de testagem do estado, que caiu de mais de 40% para 12%”, disse Alexandre.
Os resultados do Mapa de Risco da Covid-19, são utilizados para auxiliar os gestores públicos para que novas medidas sejam tomadas nos municípios com relação ao nível de risco de cada região.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.