Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo ultrapassa marca de 440 acidentes de trânsito em 2025

Só nos primeiros quatro dias de agosto foram registrados oito acidentes; prefeitura atribui índice à imprudência dos motoristas

Por Natalia Amorim
06/08/25 - 12:50
Nova Friburgo ultrapassa marca de 440 acidentes de trânsito em 2025 Tombamento, capotamento, colisões e atropelamentos fazem parte das estatísticas recentes de acidentes na cidade | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Conduzir um veículo em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, tem se tornado um desafio diante da incidência, cada vez mais frequente, de acidentes e da preocupação com a segurança no trânsito.

De acordo com dados enviados à reportagem pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), foram registrados 446 ocorrências no trânsito da cidade, somente até o mês de julho deste ano.

Sendo este, inclusive, o mês com o maior número de casos, um total de 72.

No ano anterior, em 2024, a quantidade de acidentes registrados na cidade serrana foi 443, nos sete primeiros meses.

Neste período, o mês com maior incidência foi junho, com 73.

Embora a diferença no comparativo entre um ano e outro seja de três casos, a frequência de ocorrências no trânsito ainda é alta e tem sido alvo de discussão na cidade.

Segundo a corporação, somente nos primeiros quatro dias de agosto de 2025 foram registrados oito acidentes, uma média de duas ocorrências por dia.

Apesar de não confirmado pelos bombeiros, já nos primeiros dias de agosto um dos acidentes resultou em óbito no local.

No mês anterior, foram registradas, pelo menos, duas mortes também no local de cada ocorrência.

Ainda em julho, a Comissão de Segurança no Trânsito de Nova Friburgo - formada por membros do Conselho de Segurança Pública (Conseg), Rotary Club, Firjan, Sest Senat e Acianf - se reuniu com representantes do poder público, sociedade civil organizada e entidades empresariais para discutir medidas concretas visando a redução desses números e melhorias na mobilidade urbana.

No último mês, a Comissão de Segurança no Trânsito se reuniu com entidades locais para lançar campanha de conscientizaçãoNo último mês, a Comissão de Segurança no Trânsito se reuniu com entidades locais para lançar campanha de conscientização | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Fazem parte das estatísticas enviadas pelo Corpo de Bombeiros ocorrências como colisão, atropelamento, queda e capotagem.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Radares da RJ-116 são retirados em pontos de Nova Friburgo; segundo DER-RJ, nova licitação está em andamento

Imprudência no trânsito é apontada como causa principal

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Nova Friburgo afirmou, por meio da Secretaria de Mobilidade e Urbanismo (Semu), que o aumento dos acidentes é uma preocupação da gestão e está ligado a uma combinação de fatores.

Segundo a pasta, os principais causadores continuam sendo a imprudência dos condutores, o desrespeito à sinalização, o excesso de velocidade, a condução sob efeito de álcool e o uso do celular ao volante.

Medidas e ações preventivas

A secretaria afirma que atua em várias frentes, que vão além das campanhas de conscientização.

Entre as iniciativas, destacou:

  • Plano Municipal de Mobilidade Urbana: em fase de desenvolvimento, o projeto visa nortear as políticas de trânsito e transporte dos próximos anos, com foco em rotas alternativas, melhoria do fluxo de veículos e incentivo ao transporte coletivo e a modais não motorizados, como a bicicleta.

  • Melhoria na sinalização: a pasta afirma que realiza ações contínuas de revitalização de faixas de pedestres, instalação de placas de regulamentação e advertência, além de reforço em pontos críticos da cidade.

  • Infraestrutura viária: em parceria com a Secretaria de Obras, vem sendo feita a recuperação e pavimentação de ruas para melhorar as condições de tráfego e reduzir riscos de acidentes.

Agentes de trânsito

Atualmente, segundo a Secretaria de Mobilidade e Urbanismo, o município conta com um efetivo de 17 agentes de trânsito, "que se dedicam diuturnamente à organização e fiscalização do tráfego".

A secretaria diz que "embora a ampliação do quadro de servidores seja um objetivo constante da gestão, os processos de concurso público demandam tempo e planejamento orçamentário".

Em anos anteriores, a Guarda Municipal atuava em conjunto com os agentes de trânsito na fiscalização.

No entanto, por questões legais e de reestruturação das atribuições, essa parceria foi revista.

Atualmente, a competência da fiscalização de trânsito é exclusiva dos agentes da Secretaria de Mobilidade e Urbanismo.

Operação Lei Seca

Em um balanço recente divulgado pela Secretaria de Estado de Governo do Rio, referente às autuações realizadas pela Operação Lei Seca (de janeiro até julho de 2025), foi registrada uma queda nos casos de alcoolemia em todo o estado.

No entanto, alguns municípios ainda apresentam índices alarmantes. Um deles é Nova Friburgo.

Segundo o órgão, na cidade serrana, mais da metade dos motoristas abordados em determinadas ações estavam sob efeito de álcool, com uma taxa de 51,67% no período analisado.

Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, também aparecem entre os municípios com os maiores percentuais de alcoolemia no mês: 46,8% e 45,76%, respectivamente.

Impacto na saúde pública

A reportagem questionou ainda a Secretaria Municipal de Saúde sobre os impactos dos acidentes no sistema de emergência do Hospital Municipal Raul Sertã, especialmente em relação ao aumento na demanda por atendimentos e internações, bem como nos gastos da rede pública.

Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.

O Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde também não informaram o número de óbitos relacionados aos acidentes nos períodos mencionados na reportagem.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.