Comissão de Segurança no Trânsito de Friburgo se reúne com entidades para discutir ações de prevenção de acidentes
Conseg, Rotary Club, Firjan, Sest Senat e Acianf se unem para conscientizar motoristas sobre a responsabilidade no trânsito

Na última sexta-feira, 18, a Comissão de Segurança no Trânsito de Nova Friburgo, formada por membros do Conselho de Segurança Pública (Conseg), Rotary Club, Firjan, Sest Senat e Acianf, se reuniu com representantes do poder público, sociedade civil organizada e entidades empresariais para discutir medidas concretas para redução de acidentes e melhorias na mobilidade urbana.
Durante o encontro, foi apresentada à imprensa uma campanha de conscientização voltada à segurança no trânsito, que utiliza imagens impactantes geradas por inteligência artificial (IA) para chamar a atenção da população.
Com o tema "A inteligência artificial foi capaz de criar essas imagens, mas só a sua inteligência é capaz de evitá-la", a iniciativa visa sensibilizar motoristas e pedestres a adotarem comportamentos mais responsáveis, contribuindo, assim, para a redução dos índices de acidentes.
A proposta é que, em curto prazo, materiais de divulgação como adesivos para carros, comerciais de TV e rádio, além de painéis de LED, sejam lançados e amplamente exibidos pela cidade.
Dados recentes
Segundo dados atualizados pelo Corpo de Bombeiros, a cidade registrou um aumento no número de acidentes em 2025, com 644 ocorrências até julho, contra 508 no mesmo período de 2024.
Os casos envolvendo motos lideram as estatísticas, seguidas pelas colisões entre veículos.
Veja as estatísticas:
1/01/2024 a 20/07/2024
Colisões de moto: 235
Colisões de veículos: 219
Atropelamentos: 46
Capotamentos: 8
Total de ocorrências: 508
1/01/2025 a 20/07/2025
Colisões de moto: 305
Colisões de veículos: 294
Atropelamentos: 31
Capotamentos: 14
Total de ocorrências: 644 ocorrências
Representando uma das entidades envolvidas na campanha, o vice-presidente de comunicação da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro, disse que a apresentação, incialmente feita para os meios de comunicação, tem o objetivo de levar a informação:
Nosso objetivo é que os meios de comunicação possam fazer essa adesão e ajudar nessa divulgação e que, assim, a gente possa alcançar os objetivos, mesmo que a longo prazo, de ter números menores de acidentes no trânsito.
O secretário de Mobilidade e Urbanismo de Nova Friburgo, Luiz Filipe Laginestra, esteve presente ao encontro e detalhou as ações da pasta para reduzir esses números:
A secretaria está desenvolvendo novos estudos para melhorar a trafegabilidade e, além disso, a gente está fazendo uma mudança em todo o parque semafórico, tanto na sinalização vertical, como na horizontal. Estamos ainda implementando novos ciclos semafóricos para melhorar o trânsito na cidade.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!