Comissão de Segurança no Trânsito de Friburgo se reúne com entidades para discutir ações de prevenção de acidentes
Conseg, Rotary Club, Firjan, Sest Senat e Acianf se unem para conscientizar motoristas sobre a responsabilidade no trânsito

Na última sexta-feira, 18, a Comissão de Segurança no Trânsito de Nova Friburgo, formada por membros do Conselho de Segurança Pública (Conseg), Rotary Club, Firjan, Sest Senat e Acianf, se reuniu com representantes do poder público, sociedade civil organizada e entidades empresariais para discutir medidas concretas para redução de acidentes e melhorias na mobilidade urbana.
Durante o encontro, foi apresentada à imprensa uma campanha de conscientização voltada à segurança no trânsito, que utiliza imagens impactantes geradas por inteligência artificial (IA) para chamar a atenção da população.
Com o tema "A inteligência artificial foi capaz de criar essas imagens, mas só a sua inteligência é capaz de evitá-la", a iniciativa visa sensibilizar motoristas e pedestres a adotarem comportamentos mais responsáveis, contribuindo, assim, para a redução dos índices de acidentes.
A proposta é que, em curto prazo, materiais de divulgação como adesivos para carros, comerciais de TV e rádio, além de painéis de LED, sejam lançados e amplamente exibidos pela cidade.
Representando uma das entidades envolvidas na campanha, o vice-presidente de comunicação da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro, disse que a apresentação, incialmente feita para os meios de comunicação, tem o objetivo de levar a informação:
Nosso objetivo é que os meios de comunicação possam fazer essa adesão e ajudar nessa divulgação e que, assim, a gente possa alcançar os objetivos, mesmo que a longo prazo, de ter números menores de acidentes no trânsito.
O secretário de Mobilidade e Urbanismo de Nova Friburgo, Luiz Filipe Laginestra, esteve presente ao encontro e detalhou as ações da pasta para reduzir esses números:
A secretaria está desenvolvendo novos estudos para melhorar a trafegabilidade e, além disso, a gente está fazendo uma mudança em todo o parque semafórico, tanto na sinalização vertical, como na horizontal. Estamos ainda implementando novos ciclos semafóricos para melhorar o trânsito na cidade.
Dados recentes
Segundo dados atualizados pelo Corpo de Bombeiros, a cidade registrou 454 acidentes no trânsito, até os quatro primeiros dias de agostos.
No ano anterior, em 2024, foi registrado um total de 764 ocorrências.
Elas estão relacionadas à colisões (de carro e moto), atropelamento, queda de veículo e capotagem.
Os casos envolvendo motos lideram as estatísticas, seguidas pelas colisões entre veículos.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!