17ª edição do MacacuCine, Festival Internacional de Cinema Escolar, ocorre entre 15 e 24 de agosto, em Cachoeiras
Evento reúne quase 200 produções audiovisuais de instituições de ensino de todo o país e exterior

A partir desta sexta-feira, 15, começa a 17ª edição do MacacuCine - Festival Internacional de Cinema Escolar, na cidade de Cachoeiras de Macacu, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Neste ano, o evento traz o tema "Todos os Brasis do Brasil" e reúne 188 produções audiovisuais de todas as regiões brasileiras e de diversos países.
O festival que segue até o dia 24 de agosto, domingo, busca reafirmar o compromisso com a democratização do acesso à cultura e à educação por meio da sétima arte.
Ao Portal Multiplix, o idealizador do projeto, Filipe Gonçalves, falou com otimismo sobre esta edição:
Esta edição está muito maior do que as anteriores. Tanto em número de sessões e filmes exibidos quanto em atividades paralelas. Serão debates, aulas magnas, encontro entre produtores e atrações musicais. Espera-se mais de 2.000 pessoas só na tenda MacacuCine, voltada às escolas. É sem dúvida a edição mais grandiosa que fizemos.
O Encontro Internacional de Cinema e Educação, nesta sexta-feira, 15, marca o início oficial do evento a partir das 18h, na Sala de Cinema MacacuCine.
São esperados representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e convidados internacionais como Roberto Smith, diretor do prestigiado Festival de Havana, Cuba, em sua 45ª edição.
A abertura será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do festival.
No sábado, 16, e domingo, 17, a programação conta com o Conecta MacacuCine, um mercado-seminário voltado a jovens realizadores, que promete a realização de oficinas, palestras e rodadas de negócios com a participação de instituições como Sebrae, Rio Filme, Festival do Rio, Distribuidora Vitrine e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ).
Essas atividades ocorrerão na sede da Associação Cultural Vale do Macacu.
Além disso, durante os dias de festival, são esperadas muitas exibições de filmes e mostras competitivas, com direito a premiação.
As sessões ocorrerão em diferentes pontos da cidade:
- Tenda MacacuCine, no Centro Cultural do Antigo Quintino, com capacidade para até 150 alunos (18/08 a 22/08)
- Cine Macacu, a sala de cinema do Ponto de Cultura Vale do Macacu (16/08 a 23/08)
- Praça Manoel Diz Martinez, com sessões ao ar livre seguidas por apresentações culturais
Já as competições terão votação online e prêmio em dinheiro nas categorias:
- Escolar (nacional e internacional)
- Universitária (nacional e internacional)
- Oficinas MacacuCine (filmes produzidos por alunos locais)
- Micro-curtas (filmes com até 1 minuto de duração)
Exibição de filmes ao ar livre faz parte da programação do festival | Foto: Reprodução/Rede Social
Na quinta-feira, 21, sexta, 22, e sábado, 23, a praça Manoel Diz Martinez será palco para a exibição de filmes:
- Quinta-feira, 21 - "Kasa Branca", às 20h
- Sexta-feira, 22 - "O Auto da Compadecida 2", às 20h
- Sábado, 23 - "Abá e sua Banda", às 19h
O encerramento do MacacuCine está marcado para o dia 24 de agosto, às 19h, com cerimônia de premiação transmitida ao vivo pelo YouTube.
Além do dinheiro, o Troféu Paschoal Guida, símbolo do festival, será entregue aos vencedores.
Os interessados podem obter mais informações e a programação completa pelo site e Instagram.
MacacuCine
O MacacuCine foi criado em 2007, pela Associação Cultural Vale do Macacu, com o propósito de reaproximar a população local do cinema, especialmente em uma cidade sem salas comerciais de exibição, segundo a organização.
Desde então, o festival cresceu exponencialmente, com sessões públicas em praças, oficinas em escolas, mostras competitivas e projetos que se espalham pelo Brasil e pela América Latina.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, ao longo de quase duas décadas, o MacacuCine foi realizado em diversos estados, com quatro edições na Argentina (a convite da Embaixada Brasileira em Buenos Aires) e quatro no Uruguai (a pedido do Ministério da Cultura e Educação do país vizinho).
Além disso, o evento já recebeu reconhecimentos como o Prêmio Rio Sociocultural (2010), o Prêmio Estadual de Cultura (2011), o Diploma Heloneida Studart de Cultura, concedido pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), e a indicação ao Prêmio de Boas Práticas da ONU (2009).
O 17º MacacuCine é uma realização da Associação Cultural Vale do Macacu, com produção da Rapsódia Empreendimentos Culturais e apoio do governo federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secec-RJ, AMO, Rota 116 e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!