MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

VÍDEOS: baleias são flagradas em Arraial do Cabo nesse início de temporada de avistamento

Município iniciou ações para aproximar moradores e turistas desses momentos espetaculares

Por Rômullo Espíndola
16/06/23 - 11:28
VÍDEOS: baleias são flagradas em Arraial do Cabo nesse início de temporada de avistamento É possível admirar os saltos, esguichos de água e nados em grupo | Foto: Reprodução/Marcelo Gah

Todos os anos, nos meses de junho a setembro, acontece um fenômeno muito especial na costa de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio: é a temporada de avistamento das baleias jubartes.

Elas migram das águas geladas da Antártida para as temperaturas quentes de Abrolhos, no litoral da Bahia.

Neste ano, os primeiros registros já estão sendo feitos em Arraial. A Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer monitora de perto a presença das baleias na cidade. Veja algumas imagens nos vídeos abaixo:

Durante todo esse período, é possível admirar os saltos, esguichos de água e nados em grupo desses gigantescos animais.

Em 2021, estima-se que mais de 20 mil desses mamíferos passaram pelo mar em Arraial do Cabo.

Pensando nisso, a prefeitura da cidade vem promovendo diversas ações para aproximar os moradores e turistas desses momentos espetaculares.

Nesta semana, começou uma campanha educativa a bordo das embarcações.

Equipe passa instruções aos colaboradores dos barcosEquipe passa instruções aos colaboradores dos barcos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Além das instruções passadas aos colaboradores dos barcos, uma equipe está colocando adesivos com regras que devem ser seguidas, em caso de avistamento das baleias, perto da costa cabista.

A campanha é realizada por meio da Funtec Ambiental, da Secretaria de Turismo e da Secretaria do Ambiente e Saneamento, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Reserva Extrativista Marinha (Resex), WTR e UFRJ.

No início do mês, o município também promoveu uma ação com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da conservação da vida marinha, visando consolidar a cidade como um dos principais destinos para a observação de baleias.

Ações educativas vão ocorrer até o fim da temporadaAções educativas vão ocorrer até o fim da temporada | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Além disso, a Funtec Ambiental e a Secretaria do Ambiente, em parceria com o Turismo, lançou um guia completo sobre a temporada de observação desses animais nas praias da cidade.

A cartilha faz parte do programa 'Meu Ambiente – Eu Cuido' e visa informar sobre os hábitos e comportamentos das muitas espécies que surgem em Arraial, durante essa época do ano.

Até uma enquete foi lançada para que a população ajude a eleger um nome para uma das baleias vistas recentemente. Entre as opções, estão: Cabistinha, Galesca e Borrifo. É só escolher e clicar!

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.