MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições para curso de Residência em Tecnologia da Informação são abertas em Teresópolis e Nova Friburgo

Início das aulas do Serratec está previsto para agosto; veja como participar

Por Redação Multiplix
03/06/22 - 09:19
Inscrições para curso de Tecnologia da Informação são abertas em Teresópolis e Nova Friburgo Não é necessário ter conhecimentos prévios de tecnologia para fazer a inscrição | Foto: Banco de imagem

Estão abertas, até o dia 16, as inscrições para o curso de Residência em Tecnologia da Informação do Parque Tecnológico da Região Serrana, o Serratec.

São 130 vagas disponíveis para moradores de quatro cidades, sendo duas delas da área de cobertura do Portal Multiplix: Nova Friburgo e Teresópolis.

As inscrições podem ser feitas de forma online e as aulas estão previstas para começar em agosto.

O intuito do curso é preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar, assim, a oferta de profissionais qualificados na área de tecnologia, atraindo novas empresas para a região.

O programa propõe aos alunos uma imersão tecnológica e atua em parceria com a Firjan/Senai, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de Tecnologia da Informação.

Não é exigido conhecimentos em tecnologia para a inclusão, sendo necessária, apenas, a conclusão do Ensino Médio.

Fazem parte do grupo prioritário: mulheres, pessoas negras e com deficiência, além de ex-estudantes de escola pública.

Processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no site do Serratec até o dia 16, às 22h (horário de Brasília).

Comunicados a respeito de datas e horários, resultados, candidatos selecionados, dentre outras informações do processo seletivo e do programa serão realizados exclusivamente pelo mesmo site.

Passando em todas as etapas do processo de seleção, o candidato inicia o programa, com duração aproximada de cinco meses.

A seleção dos candidatos será feita online e seguirá as seguintes etapas (todas com caráter eliminatório):

  • Inscrições

  • Trilha de qualificação

  • Desafio do conhecimento

  • Avaliação cognitiva

  • Entrevista

  • Pré-matrícula

  • Matrícula

Sobre o programa

Os candidatos inscritos e selecionados terão acesso ao seguinte conteúdo:

  • Capacitação: com o aumento da demanda de desenvolvimento de sistemas, o Serratec e seus parceiros desenharam o Programa de Residência em TIC/Software focado em desenvolvimento full stack (Web e Mobile). A iniciativa visa suprir a demanda de profissionais capacitados para os empreendimentos que já atuam na região, atraindo novas empresas.

  • Teoria e prática: o curso é uma imersão que mistura o conhecimento teórico com a prática para preparar profissionais de tecnologia, neste caso específico, no desenvolvimento de softwares. O residente participa de experiências reais de projetos das empresas, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

  • Soft skills: além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

  • Inovação e propriedade intelectual: o programa irá contribuir para a criação e desenvolvimento de produtos, oferecendo oportunidades para a geração de inteligência de software e para o fomento de capital humano capaz de surfar na onda da revolução 4.0.

O programa contém ainda tópicos e conteúdos que serão desenvolvidos de forma preferencialmente remota, em função do cenário da pandemia, podendo, contudo, promover encontros presenciais (em obediência às normas e determinações sanitárias).

Com aulas pela manhã e no período da tarde, de segunda a sábado, o aluno participa de encontros de aprendizagem com professores atuantes no mercado de tecnologia, além de dinâmicas práticas em equipes, divididas de acordo com sua turma e com os projetos que serão desenvolvidos com as empresas parceiras.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.