Lutando pelo sonho de conquistar o mundo! Atleta friburguense coleciona títulos no Jiu-Jitsu internacional
Kayque Xavier conquistou 63 títulos na modalidade e busca chegar ao topo do esporte mundial

Com tradição em revelar grandes talentos nas artes marciais, Nova Friburgo aposta em mais um jovem atleta que vem fazendo carreira de sucesso no Jiu-Jitsu: o lutador Kayque Xavier, de apenas 18 anos e que já conquistou inúmeros títulos nos campeonatos da Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF) e da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). No total, contando outras federações, Kayque possui 63 títulos na modalidade.
O atleta friburguense começou a praticar a arte suave para emagrecer, pois segundo ele, pesava 76 kg, aos 12 anos. A partir deste momento, Kayque se apaixonou pelo esporte, emagreceu 20 kg e passou a lutar profissionalmente a partir de 2017 na categoria peso galo. Ele treina atualmente na academia GF Team Friburgo com o “sensei” Adriano "Quick" e o instrutor Mário Júnior.
“O ano de 2017 foi marcante na minha carreira, pois a partir desse ano resolvi disputar somente os campeonatos da IBJJF/CBJJ, principal federação do esporte. Graças a Deus, em menos de 2 anos, fui 14 vezes campeão do International Open IBJJF, o meu primeiro título pela IBJJF, foi o Floripa Internacional Open”, disse.
O lutador destacou que possui um estilo agressivo, procurando encontrar brechas no jogo do adversário que lhe permitam buscar uma finalização.
“Em competições sou muito estratégico e tento sempre sair na frente do meu adversário, para ele se desesperar e abrir mais brechas para pontuar mais e chegar no objetivo principal, que é a finalização”, disse. Kayque revelou inspiração em famílias tradicionais da arte marcial: os irmãos Mendes e a família Gracie, criadores do Jiu-Jitsu brasileiro.
“Eu gosto muito dos irmãos Mendes e do Marcelo Garcia, busco sempre assistir suas lutas e estudar o jogo deles. Sim, nós do Jiu-jitsu somos muito gratos à família Gracie por tudo que eles fizeram pelo esporte”, declarou.
“O Brasil é referência no esporte, a maioria dos melhores atletas são brasileiros. O esporte está evoluindo muito, sempre surgem novas técnicas, jogos e estratégias. E isso é muito bom, pois permite a nós praticantes, evoluir cada vez mais”, avaliou.
Atuando nas duas modalidades da arte suave – com e sem kimono- ele faz planos ambiciosos para os próximos passos da carreira: conquistar os títulos mundial e europeu.
“Meu sonho é ser campeão Mundial IBJJF, ano que vem estou planejando ir disputar o Europeu No-Gi IBJJF, que é outro grande título que desejo muito conquistar. Vindo do Europeu posso dar entrada no meu visto americano, para se Deus quiser poder disputar o Mundial.
Esse ano ainda tem grandes eventos, vou disputar o Brasileiro No-Gi, Curitiba Open e o Sul Americano, todos da IBJJF/CBJJ”, contou Kayque.
Por fim, o friburguense afirmou que não pretende seguir o caminho de muitos lutadores e seguir para o MMA. A intenção do Kayque é permanecer no Jiu-Jitsu e fazer história na arte suave.
“Não planejo migrar para o MMA não. Pretendo ficar só no Jiu-Jitsu mesmo e, se Deus quiser, fazer história”, finalizou.