MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Nacional do Rádio: conheça quem dá voz a personagens icônicos e engraçados em Nova Friburgo

David Rangel com 'Lili Rodoviária' e Cezinha Simpatia que faz 'Larinho' conquistaram o coração do povo friburguense

Por Kessia Coutinho
25/09/23 - 12:36
Dia Nacional do Rádio: conheça quem dá voz a personagens icônicos e engraçados em Friburgo  David e Cezinha apresentam programas diários em Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta segunda-feira, 25, é celebrado o Dia Nacional do Rádio, uma ocasião para reforçar a importância deste meio de comunicação que tem o poder de unir comunidades, contar histórias inspiradoras e também divertir.

A data foi criada para relembrar o nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no país. Médico, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta, Roquette-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, chamada posteriormente de Rádio MEC, após ser doada, em 1936, ao Ministério da Educação.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, dois importantes comunicadores da rádio, David Rangel e Cezinha Simpatia, se destacam por suas formas irreverentes de divulgar a notícia e levar alegria. A fórmula conquistou o coração dos friburguenses ao longo dos anos.

Em entrevista ao Portal Multiplix, os radialistas falaram sobre as suas carreiras e destacaram a importância da rádio.

David Rangel: a voz inconfundível das manhãs friburguenses

Programa David dá Show está no ar durante as manhãs, de segunda a sexta, na Rádio Sucesso FM 88,3Programa David dá Show está no ar durante as manhãs, de segunda a sexta, na Rádio Sucesso FM 88,3 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

David Rangel é uma figura emblemática nas manhãs da rádio. O 'David dá Show' está no ar de segunda a sexta, das 6h às 9h, na Rádio Sucesso FM 88,3.

Com uma carreira que começou lá em 1989, ele se tornou uma voz inconfundível nas manhãs da cidade. E David lembra com orgulho de toda sua trajetória:

Meu início na Rádio foi em 1989, na Sucesso FM - Nova Friburgo. Até 1998, trabalhei também em alguns períodos na 94 FM - Cordeiro, Caledônia FM e Rádio Friburgo AM. Em 1998, fui para o Rio trabalhar na Tupi FM, depois Nativa FM e, em seguida, na Tupi AM até 2004, quando fui convidado para o Sistema Globo de Rádio (SGR), onde permaneci até 2009. De 2009 a 2013, fiquei na Rádio Manchete e, de 2013 a 2017, na Rádio Globo.

David conta que foi desde então que a sua profissão mudou de vez:

Depois de gestões temerárias detonarem o SGR, centenas foram demitidos entre 2015 e 2017. Fui o penúltimo comunicador a ser demitido. Então, veio o melhor momento da minha carreira. Retomar a atividade em minha cidade - do nada - com a 'cumplicidade' do meu irmão, também demitido da CBN, o Jornalista Ricardo Ferreira. Desde fevereiro de 2018, contando com a parceria de Igor Menta e Dona Hilda Teixeira Soares, estamos com o 'David dá Show' na Sucesso FM, líderes de audiência.

Após essa reviravolta na carreira, o 'David dá Show' também passou a ser apresentado novamente na Rádio Manchete Rio das 13h às 15h.

Sempre muito simpático, David lembra dos momentos que marcaram a vida profissional dele:

A ida em 1998 para o Grupo Associados, na Tupi, e a retomada agora aqui na Sucesso foram os momentos em que precisei ter muita coragem, dadas as circunstâncias.

Além de informação, David sempre dá um toque de humor para o programa. Criador de 25 vozes, dois personagem chamam a atenção em Friburgo e três no Rio. Uma delas é inconfundível aqui na cidade:

A mais querida é a Lili Rodoviária. 'Que ela não leia essa entrevista, já é espaçosa demais!'. Meus personagens são queridos pelos nossos ouvintes. Até porque eu acredito no humor nonsense [estilo característico de humor sem muito sentido], sem apelação, sem palavrões, sem ofensas. Os personagens são um pouco de cada ouvinte.

David Rangel e parte da equipe de produção do programa David da ShowDavid Rangel e parte da equipe de produção do programa David da Show | Foto: Reprodução/Redes Sociais

E, neste Dia Nacional do Rádio, David faz questão de dizer que a rádio é mundial e destaca o trabalho e a relevância da informação transmitida:

Modéstia à parte, fazemos ele [o rádio] renascer a cada dia, com dedicação e muito trabalho. Sempre atentos às demandas sociais. O friburguense voltou a gostar de ouvir rádio. A gente fica muito feliz com esse fato!

O radialista também conta sobre a evolução tecnológica e a continuidade do poder desse veículo tão amado pelo povo:

As plataformas atuais não podem, nem devem ser desprezadas. Está aí o exemplo do Portal Multiplix, que nos ajuda com suas matérias praticamente todos os dias. Mas, é importante que lembremos também que a primeira grande 'plataforma' foi o rádio. Ele não deixará de existir enquanto pudermos plantar sementes. Aos ouvintes, meu agradecimento carinhoso!

Cezinha Simpatia: o carisma das noites friburguenses

Cezinha participa do 'Na Boca da Galera' de segunda a sexta na Sucesso FM 88.3Cezinha participa do 'Na Boca da Galera' de segunda a sexta na Sucesso FM 88.3 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cezinha Simpatia é outro nome lendário da rádio em Nova Friburgo. Com sua voz calorosa e personalidade carismática, ele participa de um programa noturno.

À reportagem, Cezinha revela que a paixão pela rádio começou ainda quando criança:

Fui apresentador de um programa em uma rádio comunitária, onde eu destacava e valorizava a MPB na sua essência, na Radio Comunidade FM. Na década de 1990, participei com o quadro, 'Agenda Cultural' no programa do Gilberto Cunha, na rádio Friburgo AM. Anos depois, com a criação do programa 'Na Boca da Galera', pelo querido e saudoso Ely Borges, fui convidado a participar com um personagem do teatro - Sou ator há mais de 30 anos e integrante do Grupo em Grupo de Artes Cênicas.

Assim, Cezinha começou um novo desafio. Sem plateia e palco de um teatro convencional, foi preciso conquistar o público apenas com a voz:

Numa fase experimental, eu participava, duas, três vezes por semana, do programa que já chegou sendo a sensação do momento, em 2012. Uma grande sacada do Ely, que trouxe a Daniele Eddie para administrar a parte do jornalismo. Os ouvintes adoraram a ideia e participavam ativamente do programa, interagindo com todos nós, em especial com o meu personagem Larinho.

Cezinha conta que após alguns meses, Larinho começou a aparecer de forma diária na programação:

Foi e está sendo uma experiência indescritível, pois o sucesso do personagem cresceu de forma surpreendente e positiva. É uma relação gratificante com os ouvintes, especialmente com as crianças, que adoram o Larinho! Após a 'partida' brusca e inesperada do Ely, em 2019, cheguei a pensar que seria o fim do programa, mas, graças a Deus, à direção da rádio e, principalmente, aos parceiros [patrocinadores], conseguimos manter vivo esse projeto, que está há 11 anos no ar. Uma audiência que cresce a cada dia. Gratidão a todos por isso!

Radialista Ely Borges, que apresentava o programa ao lado de Cezinha e Dani Eddie, morreu em um acidente de moto na RJ-116, em abril de 2019Radialista Ely Borges, que apresentava o programa ao lado de Cezinha e Dani Eddie, morreu em um acidente de moto na RJ-116, em abril de 2019 | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

O radialista ressalta o impacto positivo do personagem na vida da comunidade. Sempre com alegria, brincadeira, "tirando sarro e zoando os ouvintes, que também entram na 'pilha'" - como ele mesmo diz:

Com bom humor e respeito acima de tudo, esse é o diferencial. O retorno que tenho em relação ao personagem é no dia a dia, na rua, nos encontros e nas redes sociais, sempre de forma positiva. Parabenizando pelo trabalho, o que é muito gratificante!

Larinho faz sucesso na rádio de FriburgoLarinho faz sucesso na rádio de Friburgo | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Com muita alegria, Cezinha também destaca a evolução do meio de comunicação:

A rádio acompanhou a evolução e se adaptou facilmente à toda modernidade, às plataformas de mídia que chegaram revolucionando. Só para ter um exemplo claro disso, hoje, o programa 'Na Boca da Galera', com duas horas diárias, alcança de 25 mil a 30 mil pessoas por dia aproximadamente. O que dá uma média de 100 mil pessoas/ ouvintes, por semana. A rádio é pioneira e jamais vai acabar.

O criador de Larinho finaliza com um recado para quem já conhece ou quiser ouvir suas histórias:

Fica o agradecimento a todos os parceiros, que continuam confiando no trabalho sério da rádio e aos incansáveis profissionais apaixonados, que jamais deixarão que se apague a magia da rádio. Sintonize de segunda a sexta, das 18h às 20h, na Sucesso FM 88.3, o programa 'Na Boca da Galera'!

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.