MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procon-RJ orienta consumidores para as compras na Black Friday

Cartilha serve como guia com dicas sobre ofertas, troca, entrega e segurança do site

Por Redação Multiplix
03/11/20 - 13:47
Procon-RJ orienta consumidores para as compras na Black Friday Consumidores ganham cartilha para comprar com segurança durante a Black Friday | Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Procon estadual do Rio de Janeiro preparou uma cartilha com dicas para os consumidores que vão fazer compras em sites ou lojas físicas durante a Black Friday, que acontece sempre no mês de novembro. Essa é a época em que os lojistas promovem descontos e ofertas em seus produtos.

Porém, devido a alguns problemas comuns nesse período, o Procon-RJ pede para que os consumidores fiquem atentos. O material irá servir como guia para alertar sobre os procedimentos de preços, ofertas, garantia, troca, entrega e segurança do site.

Uma das orientações é para que o consumidor pesquise os preços dos produtos em sites e lojas diferentes, para ter um parâmetro e saber se os produtos estão com preços realmente em promoção.

Isso evita que o comprador caia na “pegadinha da maquiagem de preço”, onde o fornecedor aumenta o valor do produto com antecedência e diminui na Black Friday, simulando um grande desconto.

“É um evento importante para o comércio e desenvolvimento da economia, e uma oportunidade que o consumidor aguarda para comprar aquele produto que deseja com um desconto especial. É importante o consumidor ter atenção com a comparação de preços e a seriedade e idoneidade do fornecedor para não ter frustração. Quanto aos fornecedores é importante preservar a credibilidade do evento”, declarou Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.

Outras dicas:

  • Atenção ao preço: A cartilha atenta para que o consumidor preste atenção no valor parcelado. Alguns locais informam o valor em letras miúdas. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essa prática pode induzir o erro e desrespeita as regras.

  • Cuidado com a garantia estendida: Para não cair em armadilhas, é importante ficar de olho no valor da garantia estendida do produto no momento das ofertas, o que não é permitido. A cartilha diz que se o consumidor optar pela prática, deve pedir para ler a apólice e verificar o que de fato será coberto.

  • Prazo de troca: Normalmente, produtos comprados na Black Friday em lojas físicas não podem ser trocados. O ato é permitido, porém, deve ser informado claramente ao consumido, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Já no caso das compras pela internet ou fora do estabelecimento comercial, as normas dizem que existe o direito de arrependimento e, por isso, o consumidor tem até sete dias a contar da data compra ou do recebimento do produto/serviço, para se arrepender e solicitar o cancelamento.

  • Segurança no comércio eletrônico: o Procon-RJ ainda diz que o consumidor deve prestar atenção na barra do navegador, ao entrar no site e conferir se o endereço eletrônico usa o protocolo HTTPS e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Isso indica que o site é seguro e possui certificado digital.

A cartilha também diz que ao efetuar a compra, não esquecer de capturar todas as telas, guardar os emails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receber da loja.

A cartilha do Procon-RJ pode ser acessada aqui.

Denúncias e reclamações podem ser feitas através dos canais de atendimento online, pelo site do Procon-RJ ou pelo aplicativo “Procon RJ”.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.