MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procon de Friburgo fiscaliza cumprimento de redução de preços em postos de combustíveis

Ao todo, 25 postos foram vistoriados por agentes nessa segunda, 29

Por Kessia Coutinho
30/05/23 - 10:47
Procon de Friburgo fiscaliza cumprimento de redução de preços em postos de combustíveis Fiscalização foi feita no Centro, Olaria, Chácara do Paraíso, Córrego Dantas e Conselheiro Paulino | Foto: Divulgação/Procon Nova Friburgo

O Procon de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, iniciou nesta segunda-feira, 29, uma fiscalização nos postos de combustíveis da cidade para saber se houve redução no preço da bomba após o governo federal determinar a redução do valor para o consumidor final, no último dia 17.

Nesse primeiro dia de ação, 25 postos de combustíveis foram fiscalizados nos bairros Centro, Olaria, Chácara do Paraíso, Córrego Dantas e Conselheiro Paulino.

Nenhum estabelecimento precisou ser notificado, segundo informações do Procon de Nova Friburgo.

O coordenador do órgão na cidade, Alexsandro Gabetta, explicou que a maioria dos postos estava praticando preços mais baixos e que outros foram apenas alertados:

Nos postos onde foi verificado um preço acima do esperado, os responsáveis foram instruídos pelo Procon a reduzirem os preços. Cabe ressaltar que os postos de bandeiras possuem uma linha de combustíveis mais caros e, por estarem atrelados a bandeiras, praticam preços mais elevados normalmente.

Nenhum dos 25 estabelecimentos fiscalizados precisou ser notificadoNenhum dos 25 estabelecimentos fiscalizados precisou ser notificado | Foto: Divulgação/Procon Nova Friburgo

Ainda segundo o coordenador, essa primeira ação só aconteceu agora para que os donos dos postos tivessem tempo para ajustarem os novos valores:

A operação foi deflagrada apenas nesta semana para que os postos tivessem tempo suficiente para comercializar os combustíveis adquiridos antes da redução do preço. Ao término da fiscalização, o Procon irá elaborar um relatório contendo os valores mais baixos e mais altos verificados na cidade.

Alexsandro Gabetta disse também que as vistorias vão continuar em Friburgo.

Operação no estado

Na última semana, o Procon RJ realizou uma operação fiscalizatória e de pesquisa em postos de combustíveis e em depósitos de GLP (gás de cozinha) em diversas regiões.

O órgão constatou redução nos preços de 5% quando comparada à média estadual divulgada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A média estadual verificada para gasolina comum e aditivada foi de R$ 5,37 e R$ 5,48, respectivamente.

Foram visitados cerca de 300 estabelecimentos, entre postos de combustíveis e depósitos de GLP. Desse total, 14 foram notificados a apresentarem, em até 10 dias, explicações sobre o não repasse do desconto.

Os fiscais estiveram nas regiões Metropolitana, dos Lagos, Costa Verde, Norte e Sul Fluminense, além de municípios da Baixada Fluminense.

O Procon notificou 14 estabelecimentos em diversas regiões do estadoO Procon notificou 14 estabelecimentos em diversas regiões do estado | Foto: Divulgação/Procon RJ

O presidente do Procon RJ, Cássio Coelho, alertou que os preços não são tabelados, mas que o órgão está sempre atento aos valores praticados nos postos:

É importante esclarecer que nosso ordenamento jurídico se baseia na livre iniciativa, portanto, os preços não são tabelados, mas também não pode ser tolerado nenhuma prática abusiva, como por exemplo, a combinação de preços entre fornecedores para uma determinada região ou localidade, manipulando o preço, e a publicidade enganosa.

Como denunciar irregularidades

Em Nova Friburgo, o consumidor que quiser realizar denúncia ou reclamação pode enviar um email para: proconnovafriburgorj@gmail.com.

Ou então, entrar em contato com o Procon RJ pelos canais de atendimento, através do site oficial e WhatsApp para denúncias (21) 98104-5445.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.