MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo lança ‘Renda +’ para complementar aposentadoria; veja como funciona

Previdência privada ainda é considerada uma opção utilizada por poucos brasileiros

Por Redação Multiplix
31/01/23 - 17:36
Governo lança ‘Renda +’ para complementar aposentadoria; veja como funciona 'Tesouro Renda +' foi lançado na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo | Foto: Divulgação/Governo Federal

Uma novidade pode estimular os brasileiros a guardar um dinheirinho para a velhice e ajudar no complemento da renda dos aposentados.

A Secretaria de Previdência (SPREV) lançou nesta segunda-feira, dia 30, um novo título do Tesouro Direto.

Começou a ser vendido na B3, a bolsa de valores brasileira, o título ‘Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra’, que exige um aporte inicial a partir de R$ 30 e que poderá ser acumulado de sete até 42 anos.

Por meio deste título, o investidor pode planejar uma data para aposentadoria garantindo o recebimento de uma renda extra pelo período de 20 anos.

A contribuição pode ser feita por meio da plataforma ‘PagTesouro’, com aportes feitos através de Pix.

Assim como em uma previdência privada, o objetivo é economizar pouco a pouco para que o trabalhador tenha uma renda extra quando parar de trabalhar.

De acordo com pesquisa do Tesouro Nacional, 46% dos aposentados afirmam que o valor da aposentadoria não é suficiente para pagar contas e despesas pessoais.

O valor investido será corrigido mensalmente pela inflação, mais uma taxa de juros que varia conforme as condições da economia, garantindo o poder de compra do investidor.

Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o ‘Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra’ é um programa de educação financeira muito importante para ajudar as famílias a perceberem os benefícios que a poupança de alguma parcela da renda pode gerar no futuro.

Com o avanço da idade, essa ação de poupar desde o início da sua vida laboral pode gerar um grande benefício em termo de renda extra.

O valor investido será sempre devolvido em 240 prestações mensais que amortizarão todo o dinheiro investido no produto.

O Tesouro Nacional espera a adesão de até três milhões de trabalhadores, o que ampliaria o público do Tesouro Direto para cerca de cinco milhões de investidores.

O órgão esclarece que os títulos públicos funcionarão como um complemento para a aposentadoria e não substituirá o regime de Previdência por repartição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nem o regime especial de Previdência para o funcionalismo público.

Previdência privada no Brasil

A previdência privada, apesar de ser sugerida pelo próprio Governo Federal como complemento de renda para os aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ainda é pouco disseminada pela população brasileira.

Apenas 3% dos aposentados têm, atualmente, essa modalidade como parte do sustento.

A conclusão está na pesquisa ‘Raio X do Investidor Brasileiro’, feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o Instituto Datafolha.

Segundo a Anbima, o percentual de aposentados que recorrem à previdência complementar é o mesmo dos que vivem de salário próprio ou de suas empresas (3%), o que quer dizer que ainda há uma parcela de aposentados que trabalha.

Já os recursos do INSS, são a fonte de renda de 92% dos aposentados brasileiros.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.