Agora é oficial! Teresópolis ganha título de Capital Nacional do Lúpulo
Além de se destacar na produção da planta, município integra rota cervejeira do Brasil
O Diário Oficial da União publicou na última terça-feira, dia 19, a lei número 14.1414/22, que confere a Teresópolis, na Região Serrana do Rio, o título de Capital Nacional do Lúpulo.
No último mês, o Portal Multiplix noticiou a aprovação do projeto de lei pelo Senado. Faltava apenas a sanção do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Na ocasião, o relator da matéria, o senador Carlos Portinho comentou a importância de dar esse destaque ao município. Segundo ele, além do plantio das mudas, Teresópolis ainda concentra a rota cervejeira do Brasil.
“O município também se destaca na promoção de eventos para a preparação dos produtores para o desenvolvimento dessa cultura em terras brasileiras e sua aproximação com as cervejarias. Isso porque, a maior parte do lúpulo usado nas cervejas vendidas no Brasil é importada. Ou seja, é um mercado muito promissor”.
O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, comemora o título e já pensa em projeções maiores para o segmento. A partir deste ano, estará no calendário oficial da cidade um grande evento, o Festival do Lúpulo, que será realizado com recursos do Governo do Estado, abrindo o calendário cervejeiro estadual.
“O título de Capital Nacional do Lúpulo é muito importante para a valorização da nossa agricultura e reconhece nosso protagonismo nesse movimento, não só pelo cultivo que já é feito no nosso interior como por sediarmos o único viveiro do país autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a produzir e comercializar mudas de lúpulo. Estamos confiantes de que seguiremos mais fortes nos consolidando como importante município produtor de lúpulo”, disse o prefeito.
O lúpulo
Lúpulo é um dos principais ingredientes usados na fabricação de cervejas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
A planta é um dos ingredientes usados na fabricação de cervejas, capaz de dar à bebida características como amargor e aroma.
Isso acontece principalmente porque esse tipo de bebida exige maior quantidade do produto na composição.
O produtor de lúpulo de Teresópolis é o Grupo Petrópolis e a maior área de cultivo da planta no Brasil é o Viveiro Ninkasi, localizado em Vargem Grande, na zona rural do município.
É o primeiro a ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como produtor de mudas de lúpulo no país.
No final de 2020, o viveiro também foi autorizado a importar mudas de lúpulo in vitro dos Estados Unidos para comercialização, com certificado de origem, mais uma conquista pioneira da propriedade da empreendedora Teresa Yoshiko, que vem evoluindo nas técnicas de reprodução de mudas.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.