MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Das areias para a glória nas Olimpíadas: conheça o vôlei de praia

Esporte que mistura duas paixões nacionais começou nos Estados Unidos e virou febre em território nacional

Por Matheus Oliveira
29/01/19 - 16:30
Das areias para a glória nas Olimpíadas: conheça o vôlei de praia O vôlei de praia é um dos esportes mais populares do país | Foto: Divulgação/CBV

Uma mistura que todo brasileiro ama: esporte e praia. Assim, quem não se emocionou com a conquista da dupla Jaqueline e Sandra nas Olimpíadas de 96 ou com as duplas masculinas Ricardo/Emanuel ou Alisson/Bruno Schmidt nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2016, respectivamente? Formando campeões e conquistando o litoral de todo mundo (e até cidades sem praia), o vôlei de praia segue cada vez mais atual e sendo um dos esportes preferidos de quem curte o verão.

Segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o esporte surgiu nas praias da Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 1920, chegando à Europa e ao Brasil na década seguinte. No Brasil, foi praticado primeiramente no Rio de Janeiro e depois ganhou todo o território nacional.

O vôlei de praia é praticado em uma quadra com as divisões marcadas por fitas na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que possui as seguintes medidas: 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).

Nos principais campeonatos do vôlei de praia, como Olimpíadas e Mundial, as partidas são disputadas em duplas, mas, em alguns eventos, existe a disputa entre times com 4 jogadores. O jogo é disputado em melhor de três sets, com os dois primeiros se encerrando com 21 pontos, desde que a dupla vencedora tem uma vantagem de dois pontos ou mais. Caso contrário, o set segue sendo disputado até alguém abrir a vantagem de dois pontos. Se houver necessidade do set desempate (tie-break), ele é disputado em até 15 pontos.

Internacionalmente, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei de Praia) organiza as competições e eventos de vôlei de praia. No Brasil, temos a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) como responsável pela organização dos torneios.

O esporte se tornou olímpico a partir de 1996, nos Jogos de Atlanta, e a primeira final feminina foi brasileira, quando Jaqueline/Sandra derrotaram Adriana/Mônica. Em Sydney 2000, as meninas faturaram a prata e o bronze, quando Adriana Behar/Shelda foram derrotadas pela dupla australiana Cook/Pottharst. Adriana Samuel/Sandra Pires ficaram na terceira posição. Em 2012, em Londres, Juliana/Larissa foram bronze enquanto Ágatha/Bárbara Seixas foram vice-campeãs em 2016, no Rio.

No masculino, a primeira medalha brasileira veio em Sidney 2000, com a prata de Zé Marco/Ricardo. Quatro anos depois, ao lado de Emanuel, Ricardo faturou o título olímpico em Atenas, na Grécia. Na Olimpíada de 2008, em Pequim, duas duplas nacionais foram ao pódio: Márcio/Fábio Luiz conquistaram a prata e Ricardo/Emanuel o bronze.

Na capital inglesa, em 2012, a dupla Alisson/Emanuel ficou na segunda posição. Já no Rio de Janeiro, em 2016, apoteose brasileira com a conquista de Alisson/Bruno Schmidt nas areias cariocas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.