19ª edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio ocorre entre 4 e 7 de setembro
Evento tem mais de 1.100 bailarinos inscritos, segundo a prefeitura

Entre os próximos dias 4, quinta-feira, e 7, domingo, de setembro a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, terá a 19ª edição do Festival Internacional de Dança.
Segundo a prefeitura, o evento, considerado um dos maiores do estado, ocorrerá na Universidade Estácio de Sá e promete movimentar a cidade com arte, cultura, turismo e talentos de diversas partes do mundo.
Desde 2005, quando foi idealizado pela bailarina e empresária cabo-friense Márcia Cristina da Costa Sampaio, o festival já reuniu mais de 18 mil bailarinos do Brasil e de países como Chile, Peru, Argentina e Venezuela.
Márcia, que também é fundadora do Ballet Márcia Sampaio, falou sobre a iniciativa:
O festival nasceu com o sonho de dar visibilidade à dança e transformar vidas por meio da arte. Hoje é um espaço de encontro, formação, emoção e oportunidades reais, tanto para os bailarinos quanto para o público.
Neste ano, o governo municipal afirma que mais 1.100 bailarinos já estão inscritos no evento, além de professores, jurados, equipes técnicas e familiares.
A programação conta com espetáculos, workshops e masterclasses com grandes nomes da dança nacional e internacional, entre eles: Ana Botafogo, Cecília Kerche, Filipe Ursão e Gilmar Sampaio.
Nomes como Ana Botafogo, Cecília Kerche, Filipe Ursão e Gilmar Sampaio fazem parte da programação | Foto: Reprodução/Rede social/Rodrigo Lopes/Gustavo Neves
Além disso, terão apresentações competitivas em diversas modalidades, como: ballet clássico, ballet de repertório, dança contemporânea, danças urbanas, populares, jazz, sapateado e estilo livre.
Os participantes terão chances de conquistar bolsas exclusivas para outros eventos e até cursos.
Durante os quatro dias do festival, serão diversas atrações e atividades.
No primeiro dia, 4 de setembro, a abertura terá a coreografia "Turbulência", do coreógrafo Rafael Gomes, inspirada nos ritmos afro-brasileiros e na cultura dos guetos quilombolas originários de Cabo Frio, com os bailarinos Glayson Mendes e Beatriz Póvoas.
Outro destaque na programação será o encerramento do bloco Ballet de Repertório, com solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que apresentarão um fragmento do clássico "O Corsário".
Já no sábado, 6, haverá o lançamento do livro "Lago" da bailarina Cecília Kerche, com sessão de autógrafos às 16h na Sala de Leitura da Universidade Estácio de Sá.
A obra apresenta um olhar sensível e profundo sobre os bastidores do icônico ballet "O Lago os Cisnes", já que a autora é aclamada mundialmente por sua interpretação magistral do papel duplo Odette/Odile.
O Projeto Escola ainda é um dos pilares do evento, com sessões especiais para alunos da rede pública de ensino de Cabo Frio, jovens atendidos pelos Cras, projetos da Apae e escolas de dança locais.
O projeto já revelou talentos como Glayson Mendes, hoje integrante do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A expectativa é reunir mais de 1.200 pessoas por dia na plateia, fortalecendo setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços de Cabo Frio.
Para o Executivo municipal, esses números mostram que o festival é mais que um espetáculo de dança.
Além disso, em 2023, a taxa de ocupação hoteleira durante o evento chegou a 90,3%, e em 2024 foi de 78,9%, o que o governo considera expressivo para o mês de setembro, já que é baixa temporada.
O festival será realizado na Universidade Estácio de Sá, conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio e o patrocínio do Conselho Municipal de Turismo.
Serviço
XIX Festival Internacional de Dança de Cabo Frio
- Data: de 4 a 7 de setembro
- Horário: a partir das 14h
- Local: Universidade Estácio de Sá – Cabo Frio/RJ
- Entrada: 1kg de alimento não perecível, em prol do GAI (Grupo de Apoio ao Idoso de Cabo Frio)
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!