Pela primeira vez, uma mulher assume o comando do 11º BPM de Nova Friburgo
A ten. cel. Daniele Farias substitui o oficial Sandro Aguiar; ela deixa o 19º BPM, em Copacabana, para liderar unidade na serra

A tenente-coronel Daniele Farias assumiu, na tarde da última quinta-feira, 21, o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.
Ela substitui o tenente-coronel Sandro Aguiar, que foi transferido para o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe), no Rio de Janeiro.
A coronel Daniele é a primeira mulher a comandar o 11º BPM desde a criação da unidade.
A solenidade de passagem do comando do Ten. Cel. Sandro Aguiar para a Ten. Cel. Daniele Ezequiel aconteceu na tarde da última quinta-feira, 21 | Foto: Divulgação/11º BPM
O batalhão é responsável pelo policiamento de Nova Friburgo e de outros municípios da região, como: Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena.
Carreira na Polícia Militar
A oficial tem passagem por unidades estratégicas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
Ela já comandou o Regimento de Polícia Montada e o 19º BPM, responsável pelo policiamento de Copacabana e Leblon, na capital fluminense.
A Ten. Cel. Danielle Ezequiel também comandou o Regime de Polícia Montada | Foto: Divulgação/PMERJ
Em 2025, a tenente-coronel obteve a primeira colocação no Sistema Integrado de Metas do Instituto de Segurança Pública (ISP), que avalia o desempenho de unidades operacionais da PM.
No ano passado, em novembro, Daniele recebeu a Medalha de Ordem do Mérito Policial Militar, a mais alta condecoração da corporação, criada há mais de 42 anos para reconhecer atuações de destaque.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!