Teatro Nosso promove festival produzido e encenado por pessoas com deficiência
Peças serão transmitidas virtualmente a partir desta quinta-feira até o domingo, Dia Internacional da Síndrome de Down

Em Niterói, a organização não governamental (ONG) Instituto Teatro Novo atua há mais de 30 anos usando a arte como um caminho alternativo para o desenvolvimento de pessoas com deficiência. A partir desta quinta-feira, 18, acontece a 1ª edição do Festival Teatro Nosso, com peças que vão ser transmitidas pelas redes sociais até o próximo domingo, 21, Dia Internacional da Síndrome de Down.
A companhia Teatro Novo é formada por pessoas com deficiência, seja Síndrome de Down ou autistas. Todos atuam como produtores de cultura e atores e as peças são criadas por eles e encenadas com improviso.
O primeiro festival tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc.
O Grupo Teatro Novo é uma iniciativa do psicólogo Rubens Emerick Gripp, que acredita na arte como um caminho alternativo para o desenvolvimento da pessoa com deficiência.
Cronograma
- Quinta-feira, 18, às 20h: transmissão ao vivo pela internet, reunido artistas em um painel temático sobre Capacitismo
- Sexta-feira, 19, às 20h: apresentação do Grupo de Teatro do Oprimido Pirei na Cena, oriundo do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói. Espetáculo Doidinho para trabalhar
- Sábado, 20, às 20h: grupo Corpo Tátil, do Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro. Espetáculo Dá um tempo pra falar de tempo
- Domingo, 21, às 19h: grupo Teatro Novo com a apresentação da peça O câncer, a pessoa e o remédio.
As apresentações vão ser gravadas, sem público, no Teatro Municipal de Niterói. As apresentações terão legendas e tradução em libras. Quem quiser assistir pode acessar o Facebook, pelo YouTube e Instagram.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.