MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vídeo: casal e cães de estimação são atacados por pitbull solto em Arraial do Cabo

Homem conseguiu aplicar uma técnica de imobilização, enquanto pedia ajuda

Por Rômullo Espíndola
07/05/24 - 11:23
Vídeo: casal é atacado por pitbull solto em Arraial do Cabo e homem fica ferido no rosto Homem e cão que estava com ele ficaram feridos após ataque do pitbull | Foto: Arquivo Pessoal

Um casal de moradores passeava com os seus cães quando foi surpreendido por um cachorro da raça pitbull que estava solto em uma rua perto da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na manhã do último domingo, 5.

Ao perceber a aproximação do animal, o cabista Carlos Trovão agiu rapidamente, segurando o pitbull para interromper o ataque. Ele aplicou uma técnica de imobilização e pediu ajuda às pessoas que passavam pelo local.

O animal chegou a ficar paralisado por alguns instantes. Um homem, que não é o tutor do animal, se aproximou e o retirou do local.

Toda a ação de Carlos foi filmada por sua companheira, Jennifer Fernandes, que ficou segurando os dois cães do casal, um deles ferido pelo pitbull. O homem sofreu um corte no supercílio ao tentar se defender. Veja abaixo as imagens:

Segundo Jennifer, este não é o primeiro incidente envolvendo o pitbull dos vizinhos, que frequentemente deixam o portão aberto, resultando em fugas e perigos de ataques. No vídeo, ela questionou o motivo do portão estar aberto:

Olha só o tamanho do bicho solto. Não tem desculpa... Olha o tamanho desse cachorro, isso aí não é para ficar solto, não. Isso aí não se faz, não se deixa um cachorro desse com a porta aberta.

No Instagram, Carlos fez um apelo:

Nós temos que tomar cuidado com os donos e não com os cachorros. Os donos deixaram o portão da casa aberto, cuidado. Cachorro é pra andar com o dono na coleira ou ficar preso.

Ao Portal Muliplix, a vítima disse nessa segunda-feira, 6, que registrou um boletim de ocorrência na 132ª Delegacia Policial de Arraial do Cabo, que investiga o caso. A corporação confirmou a nossa equipe de reportagem que já iniciou o processo de investigação.

Segundo a Polícia Civil, o dono do pitbull foi ouvido nessa segunda, 6, e responderá inicialmente por omissão de cautela na guarda de animal. Ele pode responder ainda por lesão corporal, caso seja apurado que ele agiu com negligência na guarda do cão.

Ataque quase fatal em Saquarema

No mês passado, a escritora Roseana Murray, de 73 anos, foi atacada por três cachorros da raça pitbull, em Saquarema, também na Região dos Lagos. O ataque aconteceu enquanto a vítima realizava uma caminhada matinal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os agentes foram acionados às 6h10 da manhã. Ao chegar no local, Roseana já se encontrava em estado grave, apresentando diversos ferimentos causados pelas mordidas dos cachorros.

A escritora teve que amputar o braço direito e perdeu uma das orelhas, além de passar por diversas cirurgias. Seu braço esquerdo precisou passar por uma reconstrução, assim como o lábio. Ela recebeu alta nas últimas semanas.

O que diz a lei

A Lei Estadual 4.597, de 16 de setembro de 2005, no Estado do Rio de Janeiro, determina que é vedada a permanência e movimentação de animais ferozes em praças, jardins e parques públicos, bem como nas proximidades de unidades de ensino públicas ou particulares.

A permanência e movimentação de animais ferozes nos demais locais públicos ou de uso comum, inclusive nas vias de circulação interna de condomínios, somente poderá ocorrer no horário das 22h às 5h, desde que conduzidos por responsável maior de 18 anos e com a utilização de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira.

Considera-se animal feroz, para os fins da lei, todo animal de pequeno, médio e grande porte que tenha índole de ‘fera’ e coloque em risco a integridade dos cidadãos, mais especificamente os cães das seguintes raças: pitbull, doberman, rottweiler, fila e outras raças derivadas.

Especialistas ressaltam que a culpa não pode ser atribuída ao animal. Os tutores precisam tomar todas as precauções para não pôr em risco a vida de outras pessoas nem de animais menores.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.