MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Poodle desaparecida há 15 dias reaparece na porta da casa da família em Arraial do Cabo

Veterinária explica os fatores que podem ter contribuído para 'Docinho' ter andado 14km e encontrar seu lar

Por Vinícius Pereira
07/02/22 - 16:16
Poodle desaparecida há 15 dias reaparece na porta da casa da família em Arraial do Cabo Docinho apareceu debilitada e com ferimentos nas patas | Foto: Monique Victer

No último final de semana, uma cadela que estava desaparecida há 15 dias, surpreendeu seus donos ao reaparecer na frente da casa da família em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

‘Docinho’ andou 14 km para reencontrar as pessoas que a acolheram há nove anos. Ela já sofreu maus-tratos no passado.

Monique Victer, tutora de ‘Docinho’, contou que cachorrinha desapareceu no dia 21 de janeiro, no bairro Portinho, na cidade vizinha, Cabo Frio. A cadela teria se assustado com o barulho de fogos de artifício e correu para rua. Desde então não foi mais vista.

Os familiares mobilizaram as redes sociais para tentar encontrar o animal e as buscas não pararam. Até um carro de som foi contratado para alertar os moradores sobre o desaparecimento da poodle.

Monique ficou tão angustiada com o sumiço de Docinho que emagreceu seis quilos. Sua filha de 3 anos, Maria Cândida, precisou ser levada para a casa dos avós, justamente em Arraial do Cabo, para evitar que ficasse lembrando da cachorrinha.

Na noite de sábado, 5, o que parece ser um milagre aconteceu. Monique estava chegando na casa da mãe, por volta as 23h50, quando encontrou cadela na calçada.

"Quando olhei, Docinho estava lá na calçada. No momento em que minha mãe e minha filha viram, não seguraram o choro. Agora o dia 5 de fevereiro será a sua nova data de aniversário", contou Monique".

A cadela, que tem problemas cardíacos, foi encontrada fraca, com baixo peso e com as patas machucadas. Docinho recebeu todo o carinho e cuidado da sua família e já foi medicada.

Super faro ajudou na procura

A veterinária Gabriela Andrade explica que o faro apurado dos cães pode ter sido o principal ponto para que Docinho tenha encontrado o caminho de casa. Segundo estudos, os cães possuem de 220 milhões a 2 trilhões de receptores olfativos no nariz, o que se traduz em uma capacidade extraordinária de reconhecer e seguir rastros e cheiros.

“Eles vão sentindo o cheiro e se localizando. O odor da urina, que contém feromônio, também pode ser sentido pelo cachorro. Um grande exemplo que podemos citar é que os cães sempre sabem o horário que o dono chega em casa. Eles conseguem sentir o cheiro, é não apenas rotina", explicou Gabriela.

Monique, a dona, confirmou que a cadela sempre estava passeando com a família em diversos lugares diferentes, tanto em Arraial do Cabo, quanto em Cabo Frio.

De fato, distinguir exatamente como os cães e outros animais de estimação conseguem se orientar em distâncias tão longas ainda é parcialmente um mistério, mas estudos do comportamento social e individual dos animais revelam que eles também são capazes de ligar cadeias cíclicas de aromas.

Isso significa que se eles não encontrarem o cheiro de casa diretamente, podem tentar reconhecer através de uma placa ou de um recipiente de lixo que esteja a alguma distância do local.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.