MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sem barulho, por favor! Fogos de artifício podem causar problemas para os animais

Em Nova Friburgo, artefatos com som são proibidos. Crianças e idosos também podem sofrer com os estouros

Por Kessia Coutinho
31/12/21 - 09:37
Sem barulho, por favor! Fogos de artifício podem causar problemas para os animais Cachorros tem audição mais apurada e o barulho dos fogos assusta mais | Foto: Banco de Imagem

Os fogos de artifício são bonitos, colorem o céu e fazem parte da tradição da passagem de um ano para outro. Porém, a queima de artefatos que produzem barulhos é proibida em alguns municípios.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, por exemplo, a lei 001/2017 desautoriza a utilização de qualquer tipo de fogos de artifício que causem poluição sonora, como estampidos e estouros.

Animais, crianças, idosos e autistas, por exemplo, são os mais sensíveis ao barulho e podem ter reações como estresse, ansiedade e até mesmo danos físicos.

De acordo com o veterinário, Ronald Gibaja, os animais possuem audição mais apurada, o que faz com que o barulho seja ainda maior para os pets.

“Qualquer estrondo sonoro repentino, de grande amplitude e com alto decibéis, provoca medo e assusta qualquer ser. Seja para os cães, que possuem uma acuidade auditiva mais apurada do que os seres humanos, seja para nós, porque também nos causa muito incômodo. Para os animais, e principalmente para os cães, esses barulhos provocados por fogos de artifício geram muito medo e agonia", explica o veterinário.

E as consequências podem ser ainda maiores para os animais. Os barulhos muito altos podem provocar até mesmo a morte.

“Os riscos são diversos. Já tive casos de morte por causa dos fogos, o animal ficou tão eufórico que convulsionou e infartou", disse.

Beatriz Hartmann, em 2018, acabou perdendo a cadela porque o animal ficou muito assustado com o barulho.

“Foi durante uma queima de fogos. Ela se assustou, fugiu e não conseguimos encontrá-la. Procuramos por dias, espalhei em grupos de notícias, colei cartazes pela cidade, mas não achamos mais”, conta Beatriz.

Dicas para diminuir o estresse de cães e gatos

De acordo com o veterinário, a maneira de acalmar o pet vai depender de cada animal. Alguns não expressam nada e outros já mostram medo de diversas formas.

“Alguns ficam bem alterados e os tutores ficam preocupados com suas atitudes. Alguns se escondem, enquanto outros ficam agressivos e começam a morder objetos, madeira, e até mesmo os outros cães. Tive um caso em que o cachorro entortou os ferros do canil", disse.

Ronald explica que o ideal seria estar ao lado do animal durante os fogos. Quando isso não é possível, pode ser usada alguma medicação, orientada por um profissional, e na dose certa.

“Muitas vezes, não estamos ao lado deles no momento dos fogos. Para acalmá-los, isso seria uma dica. Já os cachorros de grande porte que ficam no canil ou no quintal, o aconselhável é, se possível, entrar com ele para dentro de casa com alguém. Em último caso, deve-se consultar um veterinário, que vai indicar uma medicação que façam eles adormecerem", finaliza o veterinário.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.