MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vereadora de Friburgo que sofreu injúria racial fala sobre condenação de acusada pelo crime

Decisão é do juiz Marcelo Alberto Chaves Villas, da 2ª Vara Criminal do município; relembre o caso

Por Bernardo Fonseca
17/03/22 - 12:07

A Justiça do Rio condenou uma mulher nessa quarta-feira, 16, pelo crime de injúria racial contra a vereadora Maiara Felício (PT). A decisão é do juiz Marcelo Alberto Chaves Villas da 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

A ré foi condenada à prestação de serviços para a comunidade por um ano, em instituição a ser escolhida pelo Poder Judiciário. O juiz ainda determinou que a mulher doe cestas básicas no valor de R$ 1.000 à entidade filantrópica também a ser indicada pela Justiça.

Na decisão, o juiz destacou que o caso revela “uma triste face preconceituosa e racista da sociedade brasileira, que foi o último país no século XIX a abolir a indigitada escravidão”.

Por meio de um vídeo, a vereadora Maiara Felício, que é negra, falou sobre o desfecho do caso: “encaro essa decisão como uma vitória do povo preto, que tanto luta pelo fim do preconceito”, disse.

Vejo que (a decisão) vai servir para inibir pessoas que se sentem encorajadas por estarem atrás de telas, estarem atrás de um computador para ofender outras pessoas. E acho também que essa ação vai servir para incentivar cada vez mais pessoas que passaram pela mesma coisa que eu a irem à delegacia e registrarem o ocorrido.

No vídeo, a parlamentar destacou ainda que todas as pessoas merecem respeito e lembrou que a internet não é terra sem lei.

Sobre o caso

O episódio de injúria racial ocorreu em fevereiro de 2021, quando Maiara, que foi a vereadora mais votada na última eleição, se posicionou contra a volta às aulas no município de Nova Friburgo, em um vídeo publicado nas redes sociais.

Na época, a mulher que agora foi condenada escreveu que “esta negrinha nem sabe de nada" e ainda disse para a vereadora "tomar banho".

Depois do ocorrido, a parlamentar e militante do movimento negro registrou uma ocorrência na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Friburgo.

Após a repercussão do caso, a Câmara de Vereadores emitiu uma nota de repúdio em que classificou as ofensas à vereadora como inadmissíveis.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.