MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

STJ afasta governador do Rio Wilson Witzel do cargo por 180 dias

Operação investiga corrupção em contratos públicos do governo

Por Redação Multiplix
28/08/20 - 09:03
STJ afasta governador do Rio Wilson Witzel do cargo por 180 dias Witzel foi afastado do cargo nesta sexta-feira, 28 | Foto: Reprodução/Fernando Frazao (Agência Brasil)

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) afastou nesta sexta-feira, 28, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, por 180 dias. A Operação Tris in Idem, deflagrada hoje, é um desdobramento da Operação Placebo, que investiga atos de corrupção nos contratos públicos do governo do Rio.

A ação foi autorizada pelo ministro do STJ, Benedito Gonçalves. O vice-governador, Cláudio Castro, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, também são alvos da operação.

Além disso, participam da operação os procuradores do Ministério Público Federal (MPF), policiais federais e auditores da Receita Federal. São 17 mandados de prisão a serem cumpridos, sendo que seis deles preventivos e os outros 11 temporários.

A operação tem 72 mandados de busca e apreensão em endereços que estão diretamente ligados à cúpula do governo do estado, entre eles: no Palácio Laranjeiras, no Palácio Guanabara, na residência do vice-governador, na Alerj e em endereços no Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais e no Distrito Federal, além do Uruguai.

Entenda:

A Operação Tris in Idem investiga uma organização criminosa instalada no governo a partir da eleição de Wilson Witzel e está dividida em três grupos, para pagamento, feitos por empresários, de vantagens indevidas a agentes públicos.

Há ainda um outro inquérito onde o ministro do STJ, Jorge Mussi, autorizou mais 12 mandados de busca e apreensão no estado do Piauí, para investigar um suposto esquema de funcionários fantasmas no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Esquemas:

O MPF investiga a cobrança de propinas sobre os pagamentos feitos as empresas fornecedoras do estado, realizado mensalmente a agentes públicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o direcionamento de licitações de organizações sociais. Entre as empresas suspeitas está a Organização Social Iabas que deveria gerir os hospitais de campanha para o tratamento da Covid-19.

A operação também apura a possível ligação de deputados estaduais que podem ter sido beneficiados com os desvios de dinheiro dos duodécimos do Poder Legislativo. Segundo a investigação, os valores eram depositados na conta do Fundo Estadual de Saúde e repassado aos Fundos Municipais de Saúde, indicados pelos deputados que recebiam de volta uma parte dos valores.

Também foram denunciados, além do governador Wilson Witzel, a primeira-dama Helena Witzel, Lucas Tristão, Mário Peixoto, Alessandro Duarte, Cassiano Luiz, Juan Elias Neves de Paula, João Marcos Borges Mattos e Gothardo Lopes Netto.

Houve ainda uma denúncia, oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sobre pagamentos que seriam feitos por empresas ligadas a Mário Peixoto e da família de Gothardo Lopes Netto ao escritório de advocacia da primeira-dama, Helena Witzel. A acusação diz que que o esquema transferia recursos indiretamente desses empresários para o governador.

O que diz o governo:

Através de nota, o governo do Rio diz que o Witzel “recebe com grande surpresa a decisão de afastamento do cargo, tomada de forma monocrática e com tamanha gravidade”. Os advogados do governador aguardam o acesso ao conteúdo da decisão para tomar as próximas medidas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.