Resíduos hospitalares descartados de forma irregular são encontrados em via pública de Nova Friburgo
Material com "risco biológico" foi localizado próximo à Haga; Vigilância Sanitária busca identificar o responsável
Materiais perfurocortantes foram encontrados em via pública da cidade, próximo à Haga, na última segunda-feira, 24
|
Foto: Reprodução/Internet
Resíduos hospitalares descartados de forma irregular foram encontrados nessa segunda-feira, 24, em uma via pública de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e têm mobilizado autoridades em saúde.
O material estava próximo à Haga, antes do Sest Senat.
O caso foi denunciado pela Associação dos Gestores Ambientais de Nova Friburgo (Ageanf).
Segundo o presidente da instituição, Marco Rocha, foram encontradas seringas, agulhas, fragmentos de vidro, luvas descartáveis, embalagens de materiais estéreis e até uma caixa de descarte de perfurocortantes (Descarpack).
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Ele afirma que o tipo de material pertence ao Grupo E, conforme a RDC Anvisa 222/2018, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que estabelece as regras para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) em todo o Brasil e que abrange itens perfurocortantes e contaminados com potencial risco biológico.
Até o momento, não havíamos recebido denúncias semelhantes nesse local específico, nem registros recorrentes desse tipo de descarte em outros pontos da cidade. Esta ocorrência é considerada grave e atípica.
De acordo com o presidente da Ageanf, o descarte inadequado desse tipo de resíduo apresenta múltiplos riscos, como:
risco de cortes para pedestres, trabalhadores e animais;
ameaça de contaminação por sangue e fluidos corporais, com risco de transmissão de hepatites, HIV e outras infecções;
perigo para equipes de limpeza urbana, que podem sofrer acidentes durante a coleta;
risco viário, já que objetos perfurocortantes espalhados na pista podem provocar incidentes;
e impactos ambientais, como possível contaminação do solo e da água.
Vigilância Sanitária iniciou apuração para identificar responsável pelo descarte irregular de resíduos | Foto: Reprodução/Internet
Diante da gravidade do caso, a Ageanf encaminhou uma nota técnica ao Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo na noite de segunda-feira.
Como resposta à instituição, o conselho instaurou um procedimento formal e solicitou esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde.
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Saúde, em respostas aos questionamentos enviados pela reportagem, confirmou que a Vigilância Sanitária "busca imagens de câmeras instaladas na região para ajudar na identificação do autor do descarte, que será autuado conforme a legislação vigente".
E acrescentou que equipes de Serviços Públicos estiveram no local e acionaram a EBMA, responsável pelo serviço de remoção e tratamento de resíduos, que fez a coleta.
Sobre eventuais medidas adicionais, a Ageanf informou que, por ora, aguarda as respostas oficiais dos órgãos envolvidos, mas que não descarta encaminhar o caso a esferas superiores:
A depender do resultado das investigações preliminares, não está descartada a possibilidade de encaminhar o caso ao Ministério Público, caso necessário para garantir responsabilização e prevenção de novas ocorrências.
A prefeitura ainda reforçou que qualquer pessoa que tenha informações que auxiliem na identificação do responsável pelo descarte irregular pode entrar em contato pelo telefone (22) 2011-6191.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






