Leve um cão para casa! Nova Friburgo promove campanha de adoção

Evento acontece no próximo sábado, 20, das 10h às 16h, na Estação Livre

Por Matheus Oliveira
19/10/18 - 12:58
Leve um cão para casa! Nova Friburgo promove campanha de adoção Cerca de 60 animais estarão disponíveis para adoção no próximo sábado. | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Que tal ganhar um amigo para a vida toda? Com o intuito de encontrar um lar para animais abandonados, acontece no próximo sábado, dia 20 de outubro, das 10h às 16h, na Estação Livre (antiga rodoviária urbana), a 8ª Campanha de Adoção de Cães, um evento organizado pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal (SUBEA) de Nova Friburgo.

Em média, 60 animais estarão disponíveis para uma adoção responsável, todos resgatados por canis, abrigos, grupos e protetores independentes da cidade e região. Para quem desejar adotar um dos cachorros, além de muito amor, é necessário levar identidade (ou algum documento com foto) e comprovante de residência.

Todos os animais que forem adotados serão vacinados (os que ainda não são) e micro chipados, uma ótima ferramenta para ter uma garantia a mais para ambas as partes. Para levar pra casa um cãozinho, o adotante passa por uma seleção, após uma entrevista, além de ter um acompanhamento posterior à adoção. 

 A maioria dos cães já é castrado. No caso dos que não são, pois filhotes só podem ser castrados após certa idade, os adotantes devem assinar um termo de responsabilidade para agendar assim que possível. A Subsecretária do Bem-Estar Animal, Monique Malhard, destacou a importância de ações de adoção para acolher os pets abandonados.

“Esta é uma iniciativa da Prefeitura e que vem se tornando um espaço muito importante para os abrigos e grupos de proteção da cidade que fazem este trabalho tão difícil de recolher animais abandonados e vítimas de maus tratos. Eles acolhem, tratam e abrigam. E conseguir uma família para esses animais é difícil. Então, se você montar uma estrutura para essa adoção ajuda bastante, pois desafoga os abrigos e fomenta este trabalho” destacou.

“Hoje em dia, os abrigos ficam mais tranquilos em poder resgatar os animais, sabendo que terão um lugar na nossa campanha, aonde a aceitação é grande desde a primeira edição. As pessoas se sentem seguras em resgatar, acolhem e chegam na campanha, tem dado tudo certo, com muitos animais sendo adotados de maneira responsável”, ressaltou.

De acordo com a Subsecretaria, a média de adoções por edições é de 30 animais, totalizando cerca de 215 animais que encontraram um lar em Nova Friburgo.

“Estou citando doações de animais que viviam em uma situação extrema que agora têm uma família. A gente não se preocupa com números e sim em transformar as vidas dos pets, para que enquanto eles estejam vivos, recebam os devidos cuidados de seus donos”, revelou.