MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sambas de compositores de Nova Friburgo são escolhidos para Carnaval 2024 em escolas do Rio e São Paulo

Jeferson Lima foi um dos autores na atual campeã do Rio, Imperatriz Leopoldinense. Já a Mancha Verde, vice do Carnaval paulista, vai cantar a música de Devid Gonçalves e parceiros

Por Kessia Coutinho
19/10/23 - 10:52
Sambas de compositores de Friburgo são escolhidos para Carnaval em escolas do RJ e SP Compositores friburguenses escreveram sambas para escolas do Rio de Janeiro e São Paulo | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é um celeiro de talentos do Carnaval. Seja na Marquês de Sapucaí, na capital fluminense, ou no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, diversos nomes do município já estiveram presentes mostrando os seus trabalhos.

No ano que vem não será diferente, dois compositores friburguenses vão brilhar nas passarelas do samba das duas cidades.

No Rio, quem vai representar a cidade serrana na atual campeã do Carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense, é Jeferson Lima.

Já Devid Gonçalves é um dos nomes que assinam a composição que será apresentada pela Mancha Verde, a vice campeã paulista.

O Portal Multiplix conversou com os autores vencedores. Eles falaram sobre os sambas, os planos para o próximo ano e o legado de Nova Friburgo para o Carnaval no país. Confira abaixo:

Jeferson Lima na Imperatriz Leopoldinense

Jeferson Lima é um dos compositores que assinam a letra do samba da  Imperatriz Leopoldinense para o próximo anoJeferson Lima é um dos compositores que assinam a letra do samba da Imperatriz Leopoldinense para o próximo ano | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Jeferson Lima é friburguense e compositor há mais de 40 anos. Ele disse que já escreveu sambas para diversas cidades do Brasil.

Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Uruguaiana, ambas no Rio Grande do Sul, foram alguns dos locais por onde as letras de Jeferson já passaram. Em Nova Friburgo, as suas composições estiveram representadas na Vilage, Alunos do Samba, Imperatriz de Olaria, antiga Braunes, entre outras.

Esse ano, Jeferson é um dos compositores da Imperatriz Leopoldinense, atual campeã do Carnaval carioca. A escola levará para a avenida um enredo inspirado em um pequeno folheto que fala sobre o encontro do testamento da cigana Bruges de Esmeralda e seus ensinamentos místicos.

A escolha aconteceu na madrugada da última terça-feira, 17, e nesta quarta-feira, 18, Jeferson contou como foi receber a notícia:

Ter um samba escolhido em uma escola do Rio de Janeiro é motivo de orgulho, né?! É sempre um motivo de satisfação, porque é como coroar um trabalho do compositor no maior palco do Carnaval brasileiro. Então a gente fica muito feliz, mas a emoção não é diferente de ganhar em outros lugares, como em Friburgo, Uruguaiana, São Paulo, Porto Alegre. É sempre uma satisfação conseguir traduzir um enredo numa música, numa letra que possa contar uma história.

A escola vai juntar dois dos sambas vencedores. As composições 7 e 10 vão se unir em um só para dar vida ao enredo 'Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda'.

Jeferson disse que o apoio da escola fez toda a diferença para que o samba tivesse tanto sucesso:

O mais importante, para mim, foi ter contado com apoio quase que maciço da comunidade da escola. Ali da comunidade de Ramos, da comunidade do Complexo, que realmente apoiou o nosso samba de forma quase que uníssona. Também na quadra e nos segmentos da escola, como harmonia, direção de Carnaval, bateria, baiana, velha guarda, todo mundo comprou realmente o nosso samba. Foi bem prazeroso ver a quadra inteira abraçando o nosso samba.

Com orgulho, Jeferson falou também sobre a responsabilidade de levar o samba da atual campeã para a Sapucaí no ano que vem:

Me sinto em casa mesmo, é a minha escola atual do coração, né? E assim, a gente tem a obrigação de lutar pelo bicampeonato. Aliás, a Imperatriz é a única que pode ser bi, né? Então a gente tem que fazer um Carnaval superior ao do ano passado.

O compositor não esconde as origens e fala com carinho da cidade que começou esse trabalho:

Friburgo é um celeiro de grandes artistas, né? A gente tem aqui pessoas que sempre se notabilizaram com o seu trabalho, com a sua arte. Nomes como Jorge Freitas, Leandro Barbosa, carnavalescos com grande repercussão. Tem alguns cantores que despontaram, né? Evandro Malandro, Guto, Kaísso, entre outros. Friburgo tem muita gente que participa com bastante destaque.

Sobre a participação no Carnaval 2024 em Friburgo, Jeferson disse que será uma escolha difícil:

Eu continuo ajudando aqui a Vilage do Samba, com toda a comissão, com a diretoria e, certamente, vai fazer um grande Carnaval. Infelizmente, eu vou ter que escolher se eu fico aqui ou se eu vou para o Rio, né? É uma coisa que eu ainda vou pensar com muito carinho. Para mim, a importância é igual nos dois trabalhos que a gente desenvolve.

Para finalizar, Jeferson contou para a reportagem o que o samba significa para ele:

Para mim, o samba sempre foi uma terapia. Uma válvula de escape. Sempre, sempre gostei de escrever e também colocar melodias, né?! E, desde garoto, eu sempre compus samba-enredo.

O samba da Imperatriz Leopoldinense está passando pelos últimos ajustes e, em breve, será divulgado no canal oficial da escola no YouTube.

Samba de Devid Gonçalves na Mancha Verde

Devid Gonçalves é um dos compositores que assinam a letra do samba da Mancha Verde para o próximo anoDevid Gonçalves é um dos compositores que assinam a letra do samba da Mancha Verde para o próximo ano | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Devid Gonçalves é um compositor conhecido no Carnaval, já deu vida a vários enredos na Unidos do Viradouro, como em 2022.

Ele diz que compõe desde 2018. Na cidade serrana, Devid escreveu letras para a Unidos da Saudade, Imperatriz, Alunos do Samba e Raio de Luar.

No Carnaval 2024, a Mancha Verde escolheu o enredo 'Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta', que foi escolhido em 19 de março, quando é celebrado o Dia de São José, conhecido como 'pai do terreno', considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

Agora, ele vai buscar o campeonato pela Escola Mancha Verde. O samba-enredo 'Do Nosso Solo para o Mundo' foi escrito ao lado de outros 13 compositores.

Devid explica a história por trás da criação do samba:

Ele foi baseado através da história do nosso Brasil. O resgate ali das plantações de café, dos povos mais antigos. A gente também traz as forças daquele povo, da cultura orixá, da força que vem dos orixás. Também tem a força do homem do campo, das batalhas que a gente relata bastante na letra desse samba.

E o compositor friburguense falou sobre a experiência de ter agora o samba representado na capital paulista:

O sentimento de ganhar em São Paulo é maravilhoso. É uma alegria sem igual. Eu sempre quis também ganhar um samba lá. A gente sabia das dificuldades, mas, graças a Deus, a gente conseguiu trazer esse título aqui para nossa cidade também. É uma parceria, uma junção: Rio, São Paulo e Serra. Uma união que deu muito certo. Deu uma liga bem bacana.

Devid também contou sobre a responsabilidade de buscar o primeiro lugar para uma das maiores agremiações de São Paulo:

É muita responsabilidade. A Mancha lutou muito pelo primeiro título e agora, nos últimos quatro carnavais, ela está sempre ali na ponta, brigando pelo título. Um bicampeonato, um vice. Ela lutou muito para chegar aonde quis estar. Se manter no topo é sempre uma tarefa muito mais difícil. Então, esse ano vai ser de muitas lutas e, se Deus quiser, de muitas glórias também.

Devid explicou que devido ao nascimento da filha não pôde estar presencialmente no dia da escolha do samba neste ano, mas pretende criar um vínculo maior com a escola:

Quero estar mais presente. Esse ano, com o nascimento da minha filha, Laura, só fiz esse samba mesmo para São Paulo. Lá, o sistema de disputa é diferente, não preciso estar presente todo final de semana. Isso me possibilitou disputar em São Paulo. No Rio, a coisa é mais intensa, é necessário estar todo final de semana nas quadras, por isso, não fiz nenhum. No próximo ano, com ela maiorzinha, se Deus quiser, eu estarei de volta.

O compositor também não esconde a alegria de levar o nome de Nova Friburgo para as grandes capitais:

Somos friburguenses, apaixonados por essa cidade. Estar representando Friburgo é levar um legado. A cidade está sempre no cenário da maior festa do mundo, que é o Carnaval, com grandes nomes, como Jorge Freitas, Evandro Malandro, o nosso Guto, tem o Thiaguinho e, agora também, o Jeferson Lima. É sempre muito bom estar nesse cenário, podendo representar mais uma vez a nossa cidade.

O clipe do samba-enredo 'Do Nosso Solo para o Mundo' já está disponível no canal do YouTube da Mancha Verde. É só conferir!

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.