Alunos da rede estadual de Nova Friburgo brilham em redação do Enem
Jovens de escola em Conselheiro Paulino conquistaram mais de 900 pontos na nota final
Dois jovens da rede estadual de ensino de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foram alguns dos estudantes que se destacaram com altas notas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota tem peso na pontuação final da prova.
Marllon Lima, de 18 anos, ficou com 980 pontos, e Karolayne Neves, de 17 anos, com 900 pontos. A nota máxima permitida para a redação do Enem é de 1.000 pontos.
Os jovens terminaram o ensino médio no Colégio Estadual Doutor Feliciano Costa, em Conselheiro Paulino, e tiveram que escrever sobre o tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
Karolayne falou sobre o desenvolvimento da redação e ressaltou o trabalho importante da professora Thamy Antunes, dentro de sala de aula:
Para falar a verdade, o mais difícil foi entender o enunciado do tema. Mas, para desenvolver a redação em si, não foi muito complicado. O que me ajudou bastante foi ter um acompanhamento durante o ano todo da minha professora de redação e treinar a minha ansiedade, pois sabia que seria algo que me atrapalharia a desenvolver a minha redação.
Já Marllon disse que a preparação foi fundamental, sobretudo o apoio das professoras de português e matemática, além do curso pré-vestibular no Sesc que foi de grande relevância para esse resultado, segundo ele:
Ao longo do tempo, fui me preparando e me sentindo seguro para enfrentar o vestibular. Contei com profissionais qualificados e um ambiente acolhedor. Em especial para redação, estudei bastante estrutura e repertórios que me ajudaram bastante.
A jovem não escondeu a emoção ao falar sobre o recebimento da nota. “Foi uma mistura de sentimentos, mas o maior deles foi de felicidade. Em saber que superei as minhas próprias expectativas", comentou Karolayne.
Assim como ela, Marllon também ficou muito contente com a nota e enfatizou o esforço que fez. “Fiquei muito feliz e esperançoso. Afinal, foi um resultado que batalhei durante muito tempo para alcançar", destacou.
Terminado o ensino médio, vem os planos para o futuro e a espera por uma vaga em alguma universidade. Karolayne, até o momento, está aguardando na lista de espera por uma vaga para a concorrida faculdade de odontologia. Já Marllon, prefere outras profissões:
Fiz o vestibular do Cederj e fui aprovado em 4° lugar para cursar licenciatura em geografia. Com a nota do Enem, me inscrevi no Prouni [Programa Universidade Para Todos] para fazer também nutrição na Universidade Estácio de Sá. Ainda estou aguardando o resultado final, mas, até a última atualização, estou em 1° lugar com bolsa integral.
Sobre a redação do Enem
Na redação do Enem, os participantes devem escrever textos de até 30 linhas no gênero textual dissertativo-argumentativo. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são cobradas cinco competências nas redações e a nota pode chegar a 1.000 pontos. Porém, também existem critérios que fazem o estudante zerar a prova.
Ainda de acordo com o MEC, em 2023, 60 redações atingiram a nota máxima no Enem. Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que apenas quatro participantes eram da rede pública.
Em 2022, o número de redações com pontuação máxima tinha sido de 18.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!