MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo do Rio e MPRJ fecham parceria para disponibilizar gastos públicos de forma digital

Convênio foi assinado na última semana e deve permitir prestação de contas de forma mais ágil

Por Redação Multiplix
10/05/19 - 09:31
Governo do Rio e MPRJ fecham parceria para disponibilizar gastos públicos de forma digital Governador Wilson Witzel e representantes do MPRJ celebram convênio para disponibilizar recursos públicos em plataforma digital | Foto: Divulgação/MPRJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o governo fluminense firmaram, no fim da última semana, no Palácio Guanabara, uma parceria de compartilhamento de dados com intuito de que a sociedade tenha acesso a uma plataforma digital que permita a visualização, transparente e ágil, dos recursos orçamentários estaduais aplicados, bem como informações relacionadas à gestão das políticas públicas.

A parceria será viabilizada pelo MPRJ ao disponibilizar a infraestrutura de big-data de sua ferramenta “MPRJ em Mapas” e sua equipe de data-science para gerar informações e análises a partir dos dados compartilhados pelo governo estadual, provenientes das 23 secretarias de estado.

Para o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, que assinou o convênio, a parceria é um grande passo para tornar a administração pública fluminense mais moderna e eficiente.

Posso dizer que este é o momento mais emblemático na minha carreira no MPRJ. Estamos dando, hoje, um passo importantíssimo para a revitalização do estado, com o objetivo de otimizar recursos, racionalizar custos e tornar os serviços prestados ao cidadão mais eficientes. Reverter a atual situação do estado é tarefa que cabe a todos nós que ocupamos cargos de liderança em postos públicos. Por isso, a adoção de práticas comuns aos governos digitais é de fundamental importância, destaca.

O governador Wilson Witzel afirma que a parceria firmada com o MPRJ será de extrema importância para que o Estado do Rio possa prestar serviços melhores à população e se recuperar do desequilíbrio fiscal vivido atualmente. “Para o Governo do Estado é uma grande satisfação replicar boas iniciativas implantadas por outros entes públicos para que possamos nos afastar cada vez mais do 27º lugar que ocupamos atualmente no ranking nacional de solvência fiscal”, diz Witzel.

A parceria permitirá uma análise detalhada da aplicação das políticas públicas. Desta vez, um convênio único disponibilizará as informações de todas as pastas do estado. Além do convênio firmado com o MPRJ, na mesma cerimônia, o governador assinou uma parceria com o secretário nacional de governo digital do Ministério da Economia, Luiz Felipe Monteiro, para integrar uma base de dados fornecidos por todos os estados do país através do domínio www.gov.br.

“Essa parceria é um sinal de que o Rio de Janeiro hoje respira novos ares, de modernidade e de gestão, assim como o estado do Rio Grande do Sul, primeiro a assinar este convênio conosco. Calculamos que, com novas adesões de estados e implantando práticas de gestão digitais, podemos economizar cerca de R$ 50 bilhões por ano, apenas no âmbito federal”, destacou o secretário nacional.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.