MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo registra mais de 90 casos de violência contra mulheres neste ano; manifestantes pedem justiça

Um ato realizado nesse domingo reuniu diversas pessoas nas ruas da cidade

Por Bianca Chaboudet
21/02/22 - 12:05 | Atualizada em 21/02/22 - 13:53
Friburgo registra mais de 90 casos de violência contra mulheres neste ano; manifestantes pedem justiça Segundo organizadores, cerca de 200 pessoas participaram da manifestação | Foto: Amanda Tinoco

O número de casos de violência contra a mulher em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é preocupante. Ao Portal Multiplix, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Nova Friburgo (Deam) informou que foram registradas 93 ocorrências de agressões contra mulheres neste ano na cidade. Os últimos casos chocaram os moradores devido à brutalidade dos crimes.

Ainda segundo dados da Deam, em 2019, foram contabilizados dois casos de feminicídio, o de Alessandra Vaz e Daniela Mousinho.

Em 2020, nenhuma ocorrência deste crime foi relatada. Já em 2021, foram registrados três casos de feminicídios na cidade.

Nesse domingo, 20, uma manifestação foi realizada na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Segundo o movimento Laço Branco, cerca de 200 pessoas se reuniram no local e depois caminharam pela avenida Alberto Braune. Os participantes pediram justiça e conscientização da sociedade e do poder público sobre as ocorrências na cidade.

“É urgente uma mudança social. Precisamos mostrar para todas e todos que estão nos matando. É uma matança de gênero. Que o machismo mata todos os dias! Precisamos mudar o pensamento. Conscientizar para agora, mas também as próximas gerações”, disse Ana Paula Lengruber, organizadora do movimento Laço Branco de Nova Friburgo.

Manifestantes se reuniram na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro da cidadeManifestantes se reuniram na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro da cidade | Foto: Amanda Tinoco

Feminicídio em 2022

Em menos de uma semana, após o julgamento do caso de Alessandra Vaz e Daniela Mousinho, um outro caso de feminicídio foi registrado em Nova Friburgo, ainda segundo a Deam.

De acordo com as investigações, Marcelle Barroso Monteiro, de 37 anos, teria sido morta pelo ex-companheiro no dia 14 deste mês, após uma discussão pela manhã.

O corpo da vítima foi encontrado na estrada Sítio Azul, em Mury, próximo ao veículo dela, que foi incendiado.

O suspeito foi preso por policiais do 30º Batalhão de Polícia Militar, no mesmo dia, em Teresópolis, após ingerir veneno. O homem foi preso e aguarda julgamento.

Corpo da vítima foi encontrado próximo ao carro que foi incendiado pelo suspeito de feminicídioCorpo da vítima foi encontrado próximo ao carro que foi incendiado pelo suspeito de feminicídio | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Na última semana, a Deam prendeu em flagrante um homem que teria ameaçado a ex-esposa. Segundo a ocorrência, ele chegou a dizer, por meio de áudios enviados por WhatsApp, que “um feminicídio a mais ou a menos em Nova Friburgo não iria fazer diferença”.

Para o movimento Laço Branco, a impunidade aos agressores faz com que novos casos aconteçam não só na cidade, mas em todo o país.

“O júri popular que absolveu Rodrigo Marotti de feminicídio é um reflexo da nossa sociedade. Infelizmente temos o caso da Marcelle dias depois provando que esse resultado mexe diretamente com o aumento dos números. E vemos com grande preocupação porque o julgamento do Ricardo já vai acontecer. Isso pode virar uma grande bola de neve. Por isso que temos que intensificar as nossas ações e nos mobilizar.”

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.