Caminhos Dourados assume transporte público de Bom Jardim, em contrato emergencial com a prefeitura
Prestação do serviço vale por um ano, a partir desta segunda-feira, 1º de setembro

A empresa Caminhos Dourados assume, a partir desta segunda-feira, 1º de setembro, a operação do transporte público municipal de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio, por meio de contrato emergencial.
O anúncio foi feito pela prefeitura na última sexta-feira, 29, em publicação nas redes sociais.
Segundo o governo municipal, o caráter emergencial "visa promover melhorias no atendimento à população".
Sobre a frota, o Executivo confirmou:
A Guarda Municipal já realizou a vistoria completa de todos os veículos, que estão dentro das exigências contratuais e aptos para iniciar suas operações.
Neste primeiro momento, os horários permanecerão os mesmos que eram cumpridos pela antiga operadora do serviço, a empresa Expresso Farinha.
De acordo com a Prefeitura de Bom Jardim, as linhas poderão, de forma gradativa, ser readequadas conforme a demanda e necessidade da população.
Os interessados em adquirir os vales devem ficar atentos às orientações do município:
A aquisição de vales poderá ser solicitada diretamente na garagem da empresa, que permanecerá no mesmo endereço da antiga prestadora, no Alto de São José.
O contrato estabelece uma concessão comum subsidiada, o que quer dizer que a remuneração do serviço concedido se dará através da cobrança de tarifa aos usuários. No documento, fica estabelecido:
O valor do subsídio será concedido diretamente pelo município de Bom Jardim à concessionária com periodicidade mensal, após apresentação do fluxo de caixa, conforme legislação municipal vigente (lei municipal nº 1.761, de 15 de julho de 2025, e alterações posteriores).
Sobre a tarifa a ser paga pelo usuário, o documento afirma que "será cobrada com base no valor estipulado em decreto municipal que trará especificamente da matéria".
Além disso, a prestação do serviço vale por um ano, contado a partir desta segunda, 1°, não podendo ser prorrogada, segundo o extrato da contratação, publicado no Portal da Transparência da cidade.
O contrato nº 51/2025 ainda traz detalhes sobre a prestação do serviço, como a idade máxima da frota, que pode ser composta por ônibus, micro-ônibus e vans:
A idade máxima da frota (dos veículos ônibus, micro-ônibus e vans) será de 12 (doze) anos de uso, contados da fabricação.
O Portal Multiplix questionou a Prefeitura de Bom Jardim sobre o motivo de realizar um contrato emergencial, mas não teve retorno.
A reportagem também tenta contato com a Caminhos Dourados e com a Expresso Farinha para mais detalhes.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!