Um brinde perfeito
ㅤ
"É comprida a estrada que vai desde a intenção até à execução" (Molière)
O truque para acender a churrasqueira é usar apenas óleo de cozinha reciclado. Espalha-se o carvão no reservatório e formam-se pequenos chumaços com papel, moldados como copos, nos quais se coloca um pouco de óleo. O fogo é aceso em cada recipiente e voilà! Basta esperar cerca de vinte ou trinta minutos para que a brasa atinja o ponto ideal para assar as carnes. Primeiro, coloca-se os cortes mais gordurosos, como linguiça e carne de porco, pois a gordura escorre sobre o carvão e ajuda a alimentar o fogo.
Frequentemente, sou convocado para comandar a churrasqueira em eventos familiares e, com tanta prática, já me ofereço como voluntário antes da festa começar, desde que haja uma cerveja gelada para amenizar o calor do tio Pacheco.
As mulheres, aos poucos, arrumavam a mesa com as guarnições: arroz, farofa, maionese, pernil assado, frutas, frutas e mais frutas. Os convidados chegavam vestidos de branco, perfumados, com cabelos penteados, nos trinques. E lá estava eu, de bermuda, chinelo e camiseta, com as bochechas vermelhas e a testa suada.
Então, me ocorreu uma ideia.
Virei-me para trás e, erguendo um copo americano (que é brasileiro) vazio, bati o garfo que usava para virar as carnes em sua superfície, produzindo um tilintar agudo que chamou a atenção dos amigos e familiares.
"Um brinde! Um brinde a tudo o que vivemos neste ano e a tudo o que viveremos no ano que se aproxima. Um brinde à nossa paciência, à nossa tolerância, à nossa resiliência e perseverança diante de todas as dificuldades que enfrentamos. Um brinde à esperança de dias melhores, um brinde à fé; um brinde à nossa saúde, porque com saúde superamos qualquer coisa. Um brinde à nossa vida, à vida de nossas esposas e filhos; um brinde à oportunidade de estarmos juntos mais uma vez e que assim seja por muitos e muitos anos. Que Deus nos abençoe! Feliz Ano-Novo!"
Ah, terráqueo, que momento incrível! Aplausos e mais aplausos, sorrisos emocionados. Teria sido apoteótico. O quê? O discurso ficou apenas no campo das ideias. As pessoas estavam todas distraídas com os planos para o ano vindouro, aposentadoria, o campeonato mundial de futebol, as eleições, etc., etc.. E se eu virasse para trás, o pão com alho iria queimar – e ninguém perdoa churrasqueiro que deixa o pão queimar.
O que saiu foi uma dancinha esquisita e um sonoro "Feliz Ano-Novo, galera!" e acho que funcionou, até porque a frase resume tudo o que pensei. Mas que teria sido o brinde perfeito, ah, isso teria!
O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.




