MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Veja dicas para fazer uma boa revisão antes de pegar a estrada e curtir as festas de fim de ano

Mecânico de Teresópolis dá dicas para que motorista possa fazer uma viagem segura e sem transtornos

Por Matheus Oliveira
19/12/19 - 10:20
Veja dicas para fazer uma boa revisão antes de pegar a estrada e curtir as festas de fim de ano Pegar a estrada requer cuidados no veículo para evitar transtornos | Foto: Arquivo/João Luccas Oliveira

Festas de fim de ano chegando e todos se programam para viajar. Entretanto, pegar a estrada para curtir o começo de 2020 e celebrar o ano que passou, requer alguns cuidados. O principal deles é fazer uma revisão no carro antes de viajar.

Segundo o mecânico teresopolitano Soneca, é necessário agendar a revisão com ao menos, uma semana de antecedência. Segundo o profissional, a revisão costuma ficar em cerca de R$900,00.

Além disso, alguns itens devem ser levados no veículo na hora da viagem.

“Quem deseja viajar deve levar um refil de bomba, uma chave para trocar o refil, sempre conferindo o estepe, pois mesmo sendo novo, ele pode esvaziar. É importante, ainda, ter um litro de óleo e o cabo de chupeta, que deve ser nacional”, explica.

Vale lembrar que um cabo de chupeta é formado por dois cabos, geralmente um preto e um vermelho. Nas pontas dos cabos, ficam presilhas feitas para conectar aos terminais de bateria de dois veículos, ou para conectar nos terminais da bateria de um veículo e de outro ou a um recarregador portátil. Os cabos servem para transferir energia de uma bateria ou recarregados para a bateria que está descarregada.

Além disso, o mecânico ainda complementa.

“Levar dois litros de água e se puder levar uma lâmpada de um pólo, uma H7, uma H3 e as lâmpadas em que você sendo parado em uma blitz, podem gerar problemas, caso elas estejam defeituosas ou fora do padrão. Assim, pode-se trocar o objeto”, afirma.

Também é necessário verificar, em uma revisão, o óleo e as correias do motor, freios, velas de ignição, estado dos pneus, alinhar e balancear as rodas, conferir radiador e sistema elétrico. Além disso, faz-se necessário conferir itens de segurança como macaco, chave de roda e triângulo de sinalização.

Uma revisão costuma durar, em média, cerca de um dia e meio, e deve ser feita a cada dois anos, ou quando o veículo atingir 30 mil quilômetros rodados.

Outras dicas para viajar com segurança

  • Tenha a mão a sua habilitação ou a CNH digital no seu celular, além do certificado de propriedade do veículo
  • Respeite a sinalização: jamais ultrapasse quando a faixa à esquerda for contínua
  • Evite trafegar ou parar no acostamento
  • Reduza a velocidade nos perímetros urbanos e, em caso de chuva e neblina, mantendo os faróis baixos
  • Mantenha distância de 40 metros entre veículos
  • Faça uma alimentação leve antes de dirigir e jamais tome bebida alcoólica antes ou durante a viagem

Existem três tipos de revisão do carro

  • Corretiva - A manutenção corretiva ocorre quando uma peça (disco de freio, por exemplo) está quebrada ou apresentando defeito

  • Revisão preditiva – Este tipo de revisão é feito a partir de uma análise prévia, sendo que o técnico, a partir de medições e visualizações dos componentes, decide pela substituição ou não do componente do veículo

  • Revisão preventiva - a peça é trocada apenas quando demonstra um certo desgaste, o que evita que ocorram problemas no futuro por manter a peça no veículo


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.