MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba de que maneira ocorre o retorno das atividades turísticas em Nova Friburgo

Confira posicionamento da prefeitura e a opinião de um guia de turismo do município

Por Matheus Oliveira
15/06/21 - 08:29
Saiba de que maneira ocorre o retorno das atividades turísticas em Nova Friburgo Cão Sentado é um dos pontos turísticos mais visitados de Nova Friburgo | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

As atividades turísticas em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, estão permitidas desde o início de maio. E com o aumento das visitações à cidade, a reportagem do Portal Multiplix tenta desvendar se o retorno do setor até o momento vem sendo realizado de forma segura.

No fim de abril, a prefeitura decretou que estavam autorizadas as atividades de visitação coletiva de cunho turístico e/ou cultural, incluindo todos os seus equipamentos e atrativos, como parques e similares, ônibus, vans e veículos de transporte coletivo turístico.

Segundo o decreto, podem circular na cidade 15 veículos por dia, sendo permitido apenas dois por ponto turístico, através de cadastro realizado junto à Secretaria Municipal de Turismo.

A prefeitura informou à reportagem, por email, que os guias devem, impreterivelmente, fazer cadastro prévio para obter permissão de entrada na cidade com, no mínimo, 15 dias de antecedência em relação à data da viagem, através deste link.

“O retorno das atividades turísticas em Nova Friburgo foi muito positivo para todo o trade turístico, que vinha sofrendo há bastante tempo com a paralisação do setor. Para que tudo funcione da melhor forma possível, recomendamos a contratação de guia de turismo receptivo para acompanhar os grupos de excursão em seu passeio pela cidade”, declara o Executivo.

As dificuldades citadas pelo poder público foram corroboradas pelo guia de turismo Thiago Pinto.

O profissional da área de turismo revela que a paralisação do setor, em razão dos guias trabalharem com diárias, gerou enormes prejuízos financeiros para a classe em meio à pandemia.

“Com a reabertura, as atividades estão sendo realizadas com respeito ao decreto que estabelece as regras para o funcionamento do turismo local”, revela Thiago.

Ele destaca que o respeito às regras sanitárias e o agendamento para realizar às visitações garantem a segurança de turistas e moradores.

“O retorno do turismo tem sido feito de forma profissional e com agendamento. Então, por exemplo, nós, guias que estamos trabalhando com o turismo receptivo, fazemos tudo dentro do protocolo. As agências que nós recebemos, elas estão atendendo às medidas de distanciamento. Os veículos vêm totalmente higienizados. Além disso, as agências dispõem de medição de temperatura e álcool em gel”, afirma.

Outro setor ligado ao turismo, o ramo da hotelaria vem funcionando com 60% de sua capacidade, segundo a Prefeitura de Nova Friburgo.

No caso da chegada de uma possível terceira onda de contágio do novo coronavírus, o Executivo afirma que “todo o setor turístico e demais setores econômicos da cidade deverão seguir as orientações dos órgãos responsáveis".

Já Thiago, por sua vez, destaca a necessidade de toda a população respeitar as regras estabelecidas na cidade para evitar um novo pico de casos e óbitos da Covid-19 no município.

Vale destacar que até a última segunda-feira, 14, Nova Friburgo registrava 19.343 casos e 648 óbitos por Covid-19, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.