MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Padre suspeito de cometer crimes contra mulher em Nova Friburgo vai cumprir prisão domiciliar

A Me Too Brasil, que denunciou os casos ao Ministério Público e acompanha a vítima, lamentou a decisão

Por Alice Wandrofski
12/04/24 - 17:10 Atualizada em 18/04/24 - 11:05
Padre suspeito de cometer crimes contra mulher em Nova Friburgo vai  cumprir prisão domiciliar Padre Alexandre Paciolli apresentou programas na TV e internet | Foto: Reprodução/Internet

A juíza da 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo, Simone Dalila Nacif Lopes, revogou a prisão preventiva do padre Alexandre Paciolli, que foi preso no último dia 3 em Fortaleza, no Ceará, por suspeita de cometer crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável na cidade serrana do Rio.

Os casos teriam sido cometidos contra uma mesma mulher em agosto de 2022 e janeiro de 2023.

A decisão foi tomada nessa quarta-feira, 10, e estabelece que o padre passe a cumprir prisão domiciliar após o pedido da defesa, que justificou:

Em 20/03/2024, ou seja, há menos de 15 dias de sua prisão, requerente havia sido submetido a procedimento cirúrgico de grande porte em sua coluna, estando extremamente debilitado e correndo sério e grave risco de vida.

Além do estado de saúde, a defesa também alega que ele já “responde a processo junto a Arquidiocese do Rio de Janeiro, não podendo atuar no exercício de sua profissão, o que descaracterizaria a necessidade da prisão para garantia da ordem pública”.

De acordo com a decisão, o Ministério Público foi contrário à prisão domiciliar, reforçando que “os fatos imputados ao acusado são graves e a prisão deve ser mantida como forma de coibir eventos futuros”.

Nessa terça-feira, 16, o MPRJ informou que recorreu oficialmente à decisão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Nova Friburgo.

De acordo com o órgão, “o denunciado não comprovou estar ‘extremamente debilitado por motivo de doença grave’, como alegou sua defesa ao solicitar a conversão da prisão”.

O recurso do Ministério Público ainda destacou que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária não teve a oportunidade para que “informasse sobre a possibilidade de fornecer os cuidados pós-operatórios que o padre alega necessitar após uma cirurgia de coluna”.

Um outro ponto do documento cita a existência de outras pessoas que teriam sido vítimas de Alexandre Paciolli:

É válido frisar que o recorrido possui intensa ligação com o Vaticano, se deslocando para a cidade de Roma com frequência e facilidade, o que pode prejudicar a instrução processual, e que há outras tantas vítimas e testemunhas que se sentiram encorajadas a prestar depoimento após a prisão do denunciado.

Na decisão da 1ª Vara Criminal de Friburgo, a juíza argumentou:

O réu foi submetido à cirurgia de grande porte em 20/03/2024, necessitando de repouso e cuidados de higiene, sob risco de contaminação do sítio operatório, havendo, ainda, indicação de fisioterapia motora pelo período de 90 (noventa) dias.

Com a prisão domiciliar, Alexandre deve seguir algumas medidas cautelares, como se apresentar mensalmente à Justiça, levando o relatório médico detalhado.

Além disso, Alexandre está proibido de manter contato com a vítima e testemunhas por qualquer meio de comunicação.

Caso, o suspeito descumpra as regras, ele voltará para a prisão preventiva.

A Me Too Brasil, que denunciou os casos envolvendo o padre ao Ministério Público e acompanha a vítima, lamentou a decisão:

A organização lamenta a escolha, que prejudica o bem-estar emocional e psicológico da vítima, colocando-a em risco de intimidação, e alerta para a possibilidade de fuga do acusado. Inclusive, não há informações de que seu passaporte internacional foi apreendido, se possui passaporte missionário, ou se tem dupla cidadania.

Além disso, a Me Too informou que “cabe recurso da decisão”.

A organização que auxilia a vítima confirmou que o padre foi afastado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e que a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) criou uma comissão para receber denúncias contra o padre.

Tentamos contato com a PUC-Rio sobre o andamento dos trabalhos da comissão, mas ainda não tivemos retorno.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.