MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Padre é preso no Ceará por suspeita de importunação sexual e estupro de vulnerável cometidos em Nova Friburgo

Casos teriam ocorrido em 2022 e 2023. Prisão aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 3, em Fortaleza

Por Alice Wandrofski
04/04/24 - 11:46 Atualizada em 18/04/24 - 11:06
Padre é preso no Ceará por suspeita de importunação sexual e estupro de vulnerável em Nova Friburgo Padre preso no Ceará é investigado por crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável em Friburgo | Foto: Reprodução/Deam Nova Friburgo

O padre Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira foi preso no início da tarde dessa quarta-feira, dia 3, em Fortaleza, no Ceará, por suspeita de cometer crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Os casos teriam ocorrido contra a mesma mulher em agosto de 2022 e janeiro de 2023.

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), nas duas ocasiões, o padre se aproveitou da “ingenuidade e da fé da vítima”, que tratava o sacerdote como seu “sagrado protetor, não conseguindo oferecer resistência”.

Segundo a Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher de Nova Friburgo (Deam), que coordenou as ações, a investigação criminal apontou que o padre teria cometido “atos libidinosos com a vítima”.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo. A Deam falou ao Portal Multiplix sobre o trabalho dos policiais:

A Deam obteve informação de que o padre estaria em Fortaleza, onde possui familiares, se recuperando de uma cirurgia. A partir daí foi feito contato com a Polícia Civil do Ceará, por intermédio da Denarc [Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes], que fica na capital.

Ele foi encontrado na casa do seu pai. Veja as imagens do momento em que o padre é levado para a delegacia de Fortaleza:

O MPRJ apresentou a denúncia por meio da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Nova Friburgo no último dia 26 de março.

De acordo com o Ministério Público, a Arquidiocese do Rio de Janeiro “já recebeu diversas notícias de abusos sexuais cometidos pelo padre, havendo, também, outras investigações policiais em curso, em outras comarcas do estado”.

A Deam do município disse que está à disposição de outras possíveis vítimas que queiram entrar em contato com a polícia.

Em nota, a Mitra Diocesana de Nova Friburgo informou estar "ciente dos acontecimentos envolvendo o padre Alexandre Paciolli e preocupada com a repercussão do caso". A diocese esclareceu ainda:

O referido sacerdote não está vinculado à nossa Diocese, conforme erroneamente veiculado em alguns noticiários, embora os fatos estejam sob investigação na cidade.

Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira é fundador da Comunidade ‘Olhar Misericordioso’, que possui uma casa em Nova Friburgo, conhecida como Vale da Misericórdia.

De acordo com o site da comunidade, a casa foi inaugurada em 2021 e fica localizada no bairro Cônego.

O local é dirigido por irmãs e pode receber bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas e famílias para passar um tempo no vale em retiros individuais ou em grupo.

Procurada pela equipe do Portal Multiplix, um representante do Vale da Misericórdia de Nova Friburgo disse que “não está autorizado a dar entrevista”.

Quem é o padre Alexandre Paciolli?

O MPRJ informou que o padre era muito carismático, conhecido e influente dentro da Igreja Católica.

O religioso já foi reitor da igreja da PUC/RJ, responsável pela Igreja de São José, no bairro da Lagoa, na cidade do Rio de Janeiro.

Além disso, o padre apresentou programas de televisão na TV Canção Nova, um deles dedicado às mulheres, denominado 'Mulheres de Fé'.

A reportagem pediu um posicionamento da Arquidiocese do Rio de Janeiro sobre o assunto, mas ainda não obteve retorno.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.