MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo registra 46 queimadas em julho

Número representa metade das ocorrências de todo o primeiro semestre do ano

Por Matheus Oliveira
22/07/19 - 10:20
Nova Friburgo registra 46 queimadas em julho Queimadas estão cada vez mais frequentes em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, teve 46 queimadas entre 1º e 19 de julho, segundo o Corpo de Bombeiros. O número representa metade dos incêndios ocorridos nos primeiros seis meses do ano, entre janeiro e junho, quando foram registrados 93 casos na cidade.

Os bairros de Nova Friburgo com maior número de ocorrências foram Catarcione, Varginha, Olaria, Córrego D’Antas e Granja Spinelli.

Segundo a corporação, os primeiros sete meses do ano caminham para ter o dobro de queimadas em relação ao mesmo período do ano passado.

Na área de atuação do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), que compreende os municípios de Nova Friburgo, Cachoeiras e Macacu, Bom Jardim, Cantagalo, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto, a situação é similar. Só no mês de julho foram 89 registros de incêndios.

Queimadas são causadas pela ação humana

O aumento no número de queimadas ocorre em razão do clima seco e da baixa umidade que predominou em boa parte do mês de julho. De acordo com o comandante do 6º GBM, tenente-coronel Thiago Alecrim, todas as ocorrências ocorreram em vegetações e na grande maioria ocasionadas pela ação humana.

“Observamos que essas queimadas foram ocasionadas em ocupações próximas a zonas de matas da cidade. O que mostra que onde não existe ocupação humana, não tem incêndio. Isso nos leva a acreditar que essas queimadas ocorreram por culpa de alguém. Quando se olha dentro da cidade, você vê que não é natural”, diz.

Ainda de acordo com Alecrim, em áreas preservadas a propagação do fogo é menor. “Temos vários tipos de vegetação em Nova Friburgo, como eucaliptos, principalmente, na Granja Spinelli, onde as pessoas colocam fogo para facilitar a extração da árvore. Em zona de Mata Atlântica, o incêndio tem uma propagação muito mais lenta, pois ali existe uma floresta preservada e que retém muita umidade. Em locais como o bairro de Mury e o distrito de Lumiar, as incidências de queimadas são menores. E vale ressaltar que, quando você queima, remove a proteção natural e ajuda a propagar o fogo”, afirma.

6º GBM está preparado para aumento nas ocorrências

O comandante do Corpo de Bombeiros revela ainda que neste ano o combate a diversos incêndios necessitou da ajuda do helicóptero da corporação. Thiago ressalta que o 6º GBM conta com 114 militares e está preparado para lidar com o aumento na incidência de queimadas.

“É importante que, caso algum cidadão veja alguém colocando fogo em terreno ou vegetação, denuncie ao Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou à Polícia Militar, pelo 190”, finaliza.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.