Teresópolis inicia vacinação contra a dengue; SES-RJ confirma envio do imunizante para Região Serrana
As doses serão aplicadas em jovens dos 10 aos 14 anos, seguindo recomendações do Ministério da Saúde
A vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos começou nessa quinta-feira, 20, em Teresópolis, Região Serrana do Rio.
A cidade recebeu 2.484 doses, enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde neste mês de junho. Segundo a prefeitura, os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades do município e na Unidade Móvel de Saúde para esse público-alvo.
A vacinação acontecerá das 8h às 16h. Os pais e responsáveis devem levar a caderneta e o CPF das crianças e adolescentes.
Os critérios para escolha dos municípios e do público-alvo - crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos - foram definidos pelo Ministério da Saúde. A escolha leva em consideração a população de cada cidade e o percentual de casos de crianças hospitalizadas com dengue entre os anos de 2019 e 2023.
Em abril deste ano, Teresópolis registrou 773 casos de dengue no total. Desses, foram 57 internações e 2 óbitos, de acordo com dados da prefeitura.
Segundo o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, nos últimos seis meses, Teresópolis registrou 1.955 casos prováveis com 5 óbitos confirmados da doença. Na faixa etária de jovens entre 10 e 14 anos do município, o número é de 135 casos prováveis.
No Brasil, os números são alarmantes. O ministério registrou, até a atualização do dia 20 de junho do painel, 6.021.585 casos prováveis da dengue, com 4.019 óbitos confirmados.
Na faixa etária dos 10 aos 14 anos, o número de casos prováveis no país soma um total de 412.025.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Cabo Frio segue com vacinação contra a dengue nesta semana; confira os locais
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada causada por um vírus que pode ser transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Por esse motivo, parte dos doentes se recupera e outra evolui para os quadros mais graves da doença.
O ministério lembra que quase todos os casos de dengue podem ser evitados, e isso depende da qualidade de assistência prestada e da organização dos serviços de saúde.
Para reforçar os cuidados, o imunizante contra a dengue foi introduzido no calendário nacional de vacinação em fevereiro deste ano.
Entrega dos imunizantes
Na semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou ao Portal Multiplix que recebeu, do Ministério da Saúde, 131.280 doses da vacina contra a dengue. Esta foi a quinta remessa a chegar no estado.
A Região Metropolitana I começou a receber as doses em fevereiro de 2024. As regiões Metropolitana II, Baixada Litorânea, Baía da Ilha Grande, Médio Paraíba e Noroeste receberam no início de maio.
De acordo com a secretaria, a Região Serrana passou a receber em junho, inclusive as cidades que compõem a área de cobertura do Portal Multiplix.
Além disso, cada município tem autonomia para criar a estratégia de vacinação de acordo com a realidade local, levando em consideração a população e o percentual de casos de crianças hospitalizadas por causa da dengue nos últimos anos.
Veja as cidades da área de cobertura do Portal Multiplix que já receberam vacina da dengue, segundo a SES:
Região Serrana:
Bom Jardim: 433
Cantagalo: 311
Carmo: 270
Cordeiro: 301
Duas Barras: 181
Macuco: 98
Nova Friburgo: 2.691
Santa Maria Madalena: 155
São Sebastião do Alto: 120
Sumidouro: 238
Trajano de Moraes: 164
Teresópolis: 2.484
Região dos Lagos:
Araruama: 2.043
Armação dos Búzios: 668
Arraial do Cabo: 494
Cabo Frio: 3.673
Região Metropolitana:
- Cachoeiras de Macacu: 878
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!