Teresópolis inicia vacinação contra a dengue; SES-RJ confirma envio do imunizante para Região Serrana
As doses serão aplicadas em jovens dos 10 aos 14 anos, seguindo recomendações do Ministério da Saúde
Vacina Qdenga está no calendário de vacinação nacional desde fevereiro de 2024
|
Foto: Agência Brasil
A vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos começou nessa quinta-feira, 20, em Teresópolis, Região Serrana do Rio.
A cidade recebeu 2.484 doses, enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde neste mês de junho. Segundo a prefeitura, os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades do município e na Unidade Móvel de Saúde para esse público-alvo.
A vacinação acontecerá das 8h às 16h. Os pais e responsáveis devem levar a caderneta e o CPF das crianças e adolescentes.
Os critérios para escolha dos municípios e do público-alvo - crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos - foram definidos pelo Ministério da Saúde. A escolha leva em consideração a população de cada cidade e o percentual de casos de crianças hospitalizadas com dengue entre os anos de 2019 e 2023.
Em abril deste ano, Teresópolis registrou 773 casos de dengue no total. Desses, foram 57 internações e 2 óbitos, de acordo com dados da prefeitura.
Segundo o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, nos últimos seis meses, Teresópolis registrou 1.955 casos prováveis com 5 óbitos confirmados da doença. Na faixa etária de jovens entre 10 e 14 anos do município, o número é de 135 casos prováveis.
No Brasil, os números são alarmantes. O ministério registrou, até a atualização do dia 20 de junho do painel, 6.021.585 casos prováveis da dengue, com 4.019 óbitos confirmados.
Na faixa etária dos 10 aos 14 anos, o número de casos prováveis no país soma um total de 412.025.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Cabo Frio segue com vacinação contra a dengue nesta semana; confira os locais
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada causada por um vírus que pode ser transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Por esse motivo, parte dos doentes se recupera e outra evolui para os quadros mais graves da doença.
O ministério lembra que quase todos os casos de dengue podem ser evitados, e isso depende da qualidade de assistência prestada e da organização dos serviços de saúde.
Para reforçar os cuidados, o imunizante contra a dengue foi introduzido no calendário nacional de vacinação em fevereiro deste ano.
Entrega dos imunizantes
Na semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou ao Portal Multiplix que recebeu, do Ministério da Saúde, 131.280 doses da vacina contra a dengue. Esta foi a quinta remessa a chegar no estado.
A Região Metropolitana I começou a receber as doses em fevereiro de 2024. As regiões Metropolitana II, Baixada Litorânea, Baía da Ilha Grande, Médio Paraíba e Noroeste receberam no início de maio.
De acordo com a secretaria, a Região Serrana passou a receber em junho, inclusive as cidades que compõem a área de cobertura do Portal Multiplix.
Além disso, cada município tem autonomia para criar a estratégia de vacinação de acordo com a realidade local, levando em consideração a população e o percentual de casos de crianças hospitalizadas por causa da dengue nos últimos anos.
Veja as cidades da área de cobertura do Portal Multiplix que já receberam vacina da dengue, segundo a SES:
Região Serrana:
Bom Jardim: 433
Cantagalo: 311
Carmo: 270
Cordeiro: 301
Duas Barras: 181
Macuco: 98
Nova Friburgo: 2.691
Santa Maria Madalena: 155
São Sebastião do Alto: 120
Sumidouro: 238
Trajano de Moraes: 164
Teresópolis: 2.484
Região dos Lagos:
Araruama: 2.043
Armação dos Búzios: 668
Arraial do Cabo: 494
Cabo Frio: 3.673
Região Metropolitana:
- Cachoeiras de Macacu: 878
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






