MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis ainda vive fase mais grave da pandemia, mas com sinais de esperança

Leitos de UTI para Covid-19 estão todos ocupados e estoques do kit intubação estão em níveis críticos. Por outro lado, total de óbitos pela doença caiu quase pela metade na última semana

Por Redação Multiplix
28/04/21 - 13:52
Teresópolis ainda vive fase mais grave da pandemia, mas com sinais de esperança Pandemia de Covid-19 ainda está longe de ser controlada em Teresópolis, mas há sinais de melhora na situação | Foto: Arquivo/Isadora Jaron

Embora esteja com todos os leitos de UTI para Covid-19 ocupados desde 20 de abril e com oito pacientes na fila por uma vaga, a situação da pandemia em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, pode estar melhorando. Há pouco mais de duas semanas, a espera por um leito chegava a 36 pessoas.

Outros dados disponibilizados ontem, 27, pela prefeitura mostram uma realidade ainda crítica, mas com alguns motivos para esperança.

Quando comparada a semana que vai de 11 a 17 de abril com a de 18 a 24 do mesmo mês, o município registrou queda de 48,39% nos óbitos causados pela Covid.

Houve redução também no número de novos casos se analisado o total do mês de março (+ 3.733 infecções) frente ao acumulado de 1º a 27 de abril (+ 2.669 casos).

A mesma análise revela que esta taxa diária de contaminados é menor que a média móvel há 13 dias. Neste período houve diminuição de 37,49%.

Pandemia ainda está longe de ser controlada

Apesar dos números animadores, a prefeitura alerta que o cenário ainda é desafiador e os esforços precisam continuar para que a pandemia possa ser controlada.

A orientação é para que os cidadãos mantenham o distanciamento social, sigam usando máscaras e álcool gel, bem como tomem a vacina, quando disponível para a faixa etária.

Nesta semana, o município está imunizando cidadãos de 62 e 61 anos, em sistema drive-thru (dentro do carro) e também a pé. Pessoas acima dessas idades que ainda não receberam a primeira dose podem comparecer aos postos de atendimento para serem vacinadas.

Para tomar o imunizante, é preciso levar documentos de identificação (identidade e CPF), cartão SUS (se tiver) e comprovante de residência. Quase 17 mil pessoas já receberam as duas doses da vacina contra o novo coronavírus.

Ainda há preocupação com o kit intubação

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao Portal Multiplix, que até o momento não houve falta do chamado kit intubação, mas que os estoques estão em níveis críticos.

Em entrevista ao Portal Multiplix, no dia 12 de abril, o secretário de Saúde de Teresópolis, Antônio Henrique Vasconcellos, já demonstrava preocupação com a possibilidade de faltar o kit. Na época, o secretário afirmou que havia falta desses remédios no mercado.

As compras desses medicamentos são feitas pelos próprios hospitais do município, por serem privados, mas a prefeitura diz que possui pedido de licitação aberto, bem como tem recebido auxilio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com o fornecimento destes medicamentos e insumos básicos.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.