Posto Silvio Henrique Braune começa a ser reformado; obra é estimada em R$ 1,8 milhão
Embora unidade ainda não tenha instalado placa com dados da reforma, prefeitura diz que previsão de conclusão é de 240 dias

O prefeito Johnny Maycon (PL) anunciou, através das redes sociais, o início das obras de reestruturação completa do Posto Silvio Henrique Braune, no Suspiro.
Os trabalhos começaram na última segunda-feira, dia 18.
Na publicação, o chefe do Executivo destacou que a reforma visa a "plena recuperação" do posto.
Embora a placa com as informações obrigatórias da obra ainda não tenha sido instalada, a prefeitura informou à reportagem que a empresa vencedora da licitação e responsável pelas intervenções é a GregoFag Construções e Reformas Ltda.
Segundo o município, o valor do contrato é de R$ 1.826.220,65 e o prazo de execução de 240 dias.
Contrato prevê prazo de 240 dias para conclusão das obras | Foto: Jean Teixeira
Rotina de atendimentos
A vacinação contra a tuberculose (BCG), aplicada em recém-nascidos, foi temporariamente transferida e está sendo realizada no prédio da Subsecretaria de Atenção Básica, localizado na avenida Rui Barbosa, nº 161, no Centro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação do imunizante é programada para acontecer às sextas-feiras, das 8h às 13h.
Apesar da mudança, os demais atendimentos de saúde seguem sendo oferecidos normalmente no posto, segundo a pasta.
No entanto, o governo municipal informou que parte dos serviços oferecidos será transferida para o prédio de uma antiga clínica de cardiologia (Ecocard), que fica na rua General Osório.
Prédio que receberá temporariamente parte dos serviços de saúde oferecidos no posto de saúde é propriedade particular; valor do aluguel ainda não revelado pela prefeitura | Foto: Jean Teixeira
A data da mudança ainda não foi definida, mas, segundo a prefeitura, "o funcionamento será amplamente divulgado em breve".
A reportagem também questionou o município sobre o valor do aluguel do novo espaço, uma vez que o imóvel é de propriedade privada.
Em resposta, a prefeitura disse que o "valor da locação será divulgado em breve por meio de publicação no Diário Oficial do município".
No ano passado, prefeitura anunciou (em dois momentos) a realocação de algumas especialidades médicas para outros locais de atendimento | Foto: Jean Teixeira
Mudanças nos atendimentos já aconteciam
Em abril do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde já havia anunciado que algumas especialidades passariam a atender em outras localidades, devido a reforma prevista para o local.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Gabriel Wenderroschy, considerou o processo da obra burocrático, já que o recurso é oriundo de emenda parlamentar.
Dois meses depois, em junho, a pasta voltou a anunciar que realocaria consultas médicas e alguns atendimentos para outros pontos do município, também pelo mesmo motivo, a previsão de início da obra.
Na época, a secretaria disse que o motivo para essa mobilização antecipada acontecer é "para que as pessoas tenham tempo hábil para se acostumarem com o remanejamento dos serviços para outros locais".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!