MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeiro caso da Covid-19 no Brasil completa um ano nesta quinta-feira

Já são 10.326.008 confirmações da doença, com 250 mil óbitos até hoje no país

Por Isadora Jaron
25/02/21 - 08:27
Primeiro caso da Covid-19 no Brasil completa um ano nesta quinta-feira Mapa mostra os casos da Covid-19 no mundo | Foto: Reprodução/Google Notícias

Um ano se passou. Foi no dia 25 de fevereiro de 2020 que o governo de São Paulo confirmou o primeiro caso de Covid-19 no Brasil e em toda a América Latina. A informação foi oficializada pelo Ministério da Saúde no dia 26.

Desse tempo para cá, até esta quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021, já são 10.326.008 confirmações da doença com mais de 250 mil óbitos no país, segundo o consórcio de veículos de imprensa que reúne os dados nacionais, divulgados pelos estados.

O primeiro caso registrado foi em um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que fez uma viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente teve problemas respiratórios e procurou uma unidade de saúde. Após dois exames, a confirmação do novo coronavírus.

Logo após a primeira confirmação no Brasil, o estado do Rio de Janeiro também registrou a primeira paciente com a doença, moradora da cidade de Barra Mansa, no sul do estado, em 5 de março de 2020.

A mulher, de 27 anos, também esteve na Itália em fevereiro de 2020. A paciente teve sintomas brandos e ficou em isolamento domiciliar.

A partir de março, o Portal Multiplix começou a atualizar diariamente o boletim epidemiológico com os 13 municípios de sua área de cobertura, após a confirmação dos casos de Covid-19 na Região Serrana do Rio e, além disso, com os números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para esses mesmos municípios.

Teresópolis confirmou o primeiro caso da Covid-19 no dia 25 de março de 2020, em uma idosa de 67 anos que havia recém chegado de uma viagem à Colômbia. A paciente precisou ser internada, porém foi a primeira pessoa recuperada da doença no município.

Já em Nova Friburgo, o primeiro caso confirmado do novo coronavírus aconteceu no dia 3 de abril de 2020. Na época, o Executivo divulgou que a paciente com o vírus era uma mulher de 36 anos, moradora do Centro.

No Rio, Trajano de Moraes, que está entre os municípios da área de cobertura do Portal Multiplix, foi a última cidade do estado a confirmar o seu primeiro caso do novo coronavírus. O anuncio foi feito no dia 29 de maio de 2020.

O paciente era morador do 2ª distrito (Visconde de Imbé). Ele trabalhava em outra cidade e foi testado pela Secretaria de Saúde de Trajano de Moraes. Com o caso confirmado no município trajanense, na época, os 92 municípios fluminenses passaram a registrar pelo menos um paciente com a Covid-19.

Até hoje, os boletins epidemiológicos continuam sendo atualizados diariamente com novos casos e óbitos da doença, já que ainda estamos na pandemia. Porém, em 2021, o mundo começou a ter esperanças com o início da vacinação contra a doença. E enquanto a imunização não atingir mais da metade da população, as medidas de segurança e de prevenção contra a Covid-19 devem ser cumpridas.

Os boletins epidemiológicos completos com os casos e óbitos registrados pelas prefeituras dos 13 municípios da área de cobertura do Portal Multiplix e pela SES podem ser acessados aqui.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.