Primeiro caso da Covid-19 no Brasil completa um ano nesta quinta-feira
Já são 10.326.008 confirmações da doença, com 250 mil óbitos até hoje no país

Um ano se passou. Foi no dia 25 de fevereiro de 2020 que o governo de São Paulo confirmou o primeiro caso de Covid-19 no Brasil e em toda a América Latina. A informação foi oficializada pelo Ministério da Saúde no dia 26.
Desse tempo para cá, até esta quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021, já são 10.326.008 confirmações da doença com mais de 250 mil óbitos no país, segundo o consórcio de veículos de imprensa que reúne os dados nacionais, divulgados pelos estados.
O primeiro caso registrado foi em um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que fez uma viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente teve problemas respiratórios e procurou uma unidade de saúde. Após dois exames, a confirmação do novo coronavírus.
Logo após a primeira confirmação no Brasil, o estado do Rio de Janeiro também registrou a primeira paciente com a doença, moradora da cidade de Barra Mansa, no sul do estado, em 5 de março de 2020.
A mulher, de 27 anos, também esteve na Itália em fevereiro de 2020. A paciente teve sintomas brandos e ficou em isolamento domiciliar.
A partir de março, o Portal Multiplix começou a atualizar diariamente o boletim epidemiológico com os 13 municípios de sua área de cobertura, após a confirmação dos casos de Covid-19 na Região Serrana do Rio e, além disso, com os números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para esses mesmos municípios.
Teresópolis confirmou o primeiro caso da Covid-19 no dia 25 de março de 2020, em uma idosa de 67 anos que havia recém chegado de uma viagem à Colômbia. A paciente precisou ser internada, porém foi a primeira pessoa recuperada da doença no município.
Já em Nova Friburgo, o primeiro caso confirmado do novo coronavírus aconteceu no dia 3 de abril de 2020. Na época, o Executivo divulgou que a paciente com o vírus era uma mulher de 36 anos, moradora do Centro.
No Rio, Trajano de Moraes, que está entre os municípios da área de cobertura do Portal Multiplix, foi a última cidade do estado a confirmar o seu primeiro caso do novo coronavírus. O anuncio foi feito no dia 29 de maio de 2020.
O paciente era morador do 2ª distrito (Visconde de Imbé). Ele trabalhava em outra cidade e foi testado pela Secretaria de Saúde de Trajano de Moraes. Com o caso confirmado no município trajanense, na época, os 92 municípios fluminenses passaram a registrar pelo menos um paciente com a Covid-19.
Até hoje, os boletins epidemiológicos continuam sendo atualizados diariamente com novos casos e óbitos da doença, já que ainda estamos na pandemia. Porém, em 2021, o mundo começou a ter esperanças com o início da vacinação contra a doença. E enquanto a imunização não atingir mais da metade da população, as medidas de segurança e de prevenção contra a Covid-19 devem ser cumpridas.
Os boletins epidemiológicos completos com os casos e óbitos registrados pelas prefeituras dos 13 municípios da área de cobertura do Portal Multiplix e pela SES podem ser acessados aqui.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.