MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeiro caso do novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro é confirmado

Secretaria estadual de Saúde emitiu comunicado nesta quinta-feira, 5; Brasil já possui 8 casos confirmados da doença

Por Redação Multiplix
05/03/20 - 16:35
Primeiro caso do novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro é confirmado Novo coronavírus chegou ao estado do Rio nesta quinta-feira, 5 | Foto: Banco de Imagem

A Secretaria de estado de Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus em território fluminense, nesta quinta-feira, 5 de março.

O comunicado informa que a paciente infectada é de Barra Mansa, no sul do estado do Rio. É uma mulher de 27 anos que esteve na Itália em fevereiro. O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, informou em coletiva durante o final da tarde que ela está em isolamento familiar e segue bem, com sintomas brandos.

Na última quarta, 4, a pasta divulgou um boletim em que dizia investigar 55 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) estão sendo monitorados. Os locais de residências dos pacientes foram identificados da seguinte maneira: Rio de Janeiro (22), Niterói (8), Petrópolis (3), Duque de Caxias (2), Macaé (2), Maricá (2), São Gonçalo (2), Barra Mansa (1), Itaboraí (1), Nova Friburgo (1), Resende (1), Valença (1) e Volta Redonda (1). Há ainda sete (7) casos de pacientes que residem no exterior e em outros estados brasileiros, além de outro (1) suspeito com local de residência em investigação.

A cidade de Nova Friburgo, segundo a Secretaria municipal de Saúde, já teve quatro casos suspeitos, sendo dois descartados e dois ainda sendo investigados. Um dos pacientes que estava com suspeita de coronavírus, acabou falecendo, mas a suspeita foi descartada.

Com a confirmação de outros dois casos em São Paulo e um no Espírito Santo, nesta quinta-feira, o Brasil possui oito casos confirmados da doença.

Balanço coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou um balanço recente dos números do novo coronavírus no país. Até o momento são:

  • 636 casos suspeitos;
  • 378 descartados;
  • 8 confirmados (6 em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo).

Um caso no Distrito Federal apontou resultado positivo, mas ainda aguarda a contraprova.

Plano de Contingência

No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para proteger o cidadão fluminense do Covid-19, definindo objetivos estratégicos, a fim de evitar a disseminação do vírus entre uma população sem imunidade para este subtipo viral.

Ficou decidido que a secretaria vai apoiar, em caráter complementar, os gestores municipais no combate a um possível surto de coronavírus, precavendo-se e organizando o enfrentamento de tudo aquilo que sair da normalidade. Com isso, a SES iniciou a preparação do plano de contingência em funcionamento no Nível Zero. Os demais níveis de acionamento (um, dois e três) são organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.

Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.

O terceiro item abordado no tópico sobre os objetivos estratégicos do plano aponta para a comunicação do problema: os riscos e casos registrados no Estado do Rio de Janeiro devem ser informados à sociedade o mais rápido possível para, entre outras coisas, combater a desinformação e as perigosas fake news.

O que fazer em caso de suspeita?

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:

  • Cubra o rosto com máscara cirúrgica
  • Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
  • Siga as orientações dos profissionais de saúde
  • Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.