Outubro tem Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes
Dia D de mobilização está marcado para o sábado, 18; Nova Friburgo adere à ação

Até o dia 31 de outubro, o Ministério da Saúde (MS) realiza a Campanha Nacional de Multivacinação para o público de até 15 anos de idade.
A ação começou nesta segunda-feira, 6, e tem um Dia D de mobilização marcado para o dia 18 de outubro, um sábado.
O MS afirma que todas as vacinas previstas no calendário de vacinação estarão disponíveis, incluindo imunizantes contra poliomielite e Covid-19.
Porém, há prioridades. O governo federal prevê o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.
A situação será a mesma na cidade de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro.
Ao Portal Multiplix, na manhã desta segunda-feira, 6, a prefeitura confirmou que a estratégia no município "incluirá a atualização das cadernetas vacinais e a intensificação das seguintes vacinas":
- sarampo: de 12 meses a 59 anos;
- febre amarela: de 9 meses a 59 anos;
- HPV: resgate de não vacinados de 15 a 19 anos.
No momento, a Secretaria Municipal de Saúde relatou que "aguarda a chegada dos lotes de reforço encaminhados pelo Ministério da Saúde" e confirmou a adesão ao Dia D, em 18 de outubro, que está previsto para ocorrer na Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Além disso, o Executivo friburguense falou sobre outras medidas para a campanha:
Serão realizadas ações itinerantes em escolas, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE). A primeira atividade já está programada para o dia 7/10[terça-feira], no Colégio Padre Franca, contemplando alunos de 11 a 19 anos, com a aplicação das vacinas HPV, meningo ACWY e DT (antitetânica).
O governo municipal ainda informou que "o calendário completo com os locais de vacinação será divulgado nesta semana".
De acordo com o Ministério da Saúde, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal das crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, com a previsão de próximas doses, receber e alertas e lembretes.
O MS ainda reforça que a "campanha ocorre em um momento de atenção redobrada para a saúde pública. Embora o Brasil tenha eliminado doenças como poliomielite e sarampo, é fundamental manter altas coberturas vacinais para evitar que esses vírus voltem a circular".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!