MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

OMS declara pandemia global devido ao coronavírus. O que muda?

Em todo o planeta, quase 4.000 pessoas morreram devido à infecção, segundo a Organização Mundial da Saúde

Por Redação Multiplix
11/03/20 - 14:55 | Atualizada em 11/03/20 - 15:39
OMS declara pandemia global devido ao coronavírus. O que muda? Mulher asiática usa máscara de proteção no rosto | Foto: Banco de Imagem

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira, 11, pandemia global devido ao novo coronavírus. Ainda de acordo com a organização, quase 4.000 pessoas morreram em todo o planeta por causa da doença.

Na prática, a classificação significa que está ocorrendo uma transmissão recorrente do Covid-19 em escala global, ou seja, em diferentes partes do mundo, com facilidade e de forma simultânea, de pessoa para pessoa. Nada mais é que uma epidemia que se espalhou para dois ou mais continentes.

Apesar da nova classificação, a OMS reforçou que a questão da gravidade da doença não entra na definição e sim sua disseminação. Por enquanto, a organização não vai adotar novas recomendações de combate ao vírus.

O cuidado, porém, deve permanecer e as estratégias de contingência serem seguidas. Sendo assim, os governos devem atuar de forma mais enérgica, não só para conter casos, mas para evitar mais mortes.

A bióloga e virologista Fabiana Nunes Germano, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Nova Friburgo, ressalta, em entrevista ao Portal Multiplix, que a decisão da Organização Mundial da Saúde não muda muito o que já vem sendo adotado como política de prevenção e cuidado, no país. “Não há diferença. As precauções são as mesmas, foi só o comunicado da OMS de que se tornou uma pandemia”, diz.

A profissional de saúde destaca ainda que os cuidados básicos são os mesmos usados para a prevenção de viroses respiratórias. “Lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, utilizar lenço descartável, utilizar álcool gel para higiene das mãos e evitar locais com muita aglomeração”, destaca.

O que muda na Região Serrana e no interior do Rio de Janeiro

Por telefone, a assessoria de comunicação da SES informou ao Portal Multiplix que a declaração de pandemia pela OMS, a princípio, não muda nada na política de prevenção ao Covid-19, que já vem sendo adotada no estado.

Já a Prefeitura de Nova Friburgo, na serra, informou, em nota, que, “segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, todos os protocolos estão sendo seguidos e não há nenhum pedido de alteração quanto às estratégias”.

A reportagem do Portal Multiplix também aguarda uma posição da Prefeitura de Teresópolis.

Número de casos no estado e no Brasil

No Brasil, o Ministério da Saúde contabiliza 37 casos confirmados em sete estados e no Distrito Federal, mas sem registro de morte. Dez casos são no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na terça-feira, 10, são 119 casos suspeitos no estado aguardando resultado, sendo um de um cidadão de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, mas não no município. A vizinha Nova Friburgo também não possui caso suspeito.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.