MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo recebe o primeiro lote de vacinas da Pfizer/Biontech com 1.170 doses

Ao Portal Multiplix, subsecretária de Vigilância em Saúde fala sobre o início da vacinação com o novo imunizante e as perspectivas de vacinar novos grupos prioritários e faixas-etárias

Por Redação Multiplix
24/05/21 - 15:13 | Atualizada em 24/05/21 - 15:57
Nova Friburgo recebe o primeiro lote de vacinas da Pfizer/Biontech com 1.170 doses Vacinas da Pfizer/Biontech foram transportadas de helicóptero até Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nova Friburgo recebeu vacinas da Pfizer/Biontech pela primeira vez na manhã desta segunda, 24. A informação é da prefeitura. O lote contém 1.170 doses e foi transportado por um helicóptero até o 11º Batalhão de Polícia Militar, onde foi entregue a representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

As doses da vacina Pfizer estão armazenadas na câmara fria da Policlínica Sylvio Henrique Braune, onde também estão as seringas, agulhas e soro para diluir a vacina.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, o imunizante da Pfizer já começou a ser utilizado, visto que o prazo para o uso é curto.

“Depois de descongelada, ela só dura 5 dias. Então, seguirá o mesmo esquema vacinal e a gente vai utilizar para o público que estiver sendo imunizado no momento”, diz.

De acordo com a fabricante, a vacina Pfizer/Biontech é segura e tem eficácia de 95% contra casos graves, com esquema de duas doses, num intervalo de 21 dias entre as doses. Entretanto, a orientação enviada em ofício pelo Secretaria de Estado de Saúde é de intervalo de 12 semanas, igual à Oxford/AstraZeneca.

Mas, independentemente da taxa de eficácia ou do imunizante, a recomendação dos especialistas é que a população não deixe de se vacinar. Afinal, quanto mais pessoas imunizadas, menos vírus haverá em circulação.

Em Nova Friburgo, há uma boa adesão às outras vacinas contra a Covid-19, com um bom índice de imunização, segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde. E o percentual de pessoas que tomaram a primeira dose de um dos imunizantes e não voltaram para receber a segunda está em queda.

“Nós temos alguns idosos, principalmente, que não voltaram para a segunda dose. Esse índice chegou a 15% e hoje está abaixo de 10%”, destaca a subsecretária.

“O município optou por respeitar os ofícios circulares do estado e nós guardamos todas as vezes que chegaram doses equivalentes às segundas doses. Então, ninguém deixou de vacinar no município porque não tinha vacina. Então, a gente pede a população que não deixe de ir vacinar porque ela está lá disponível. Não há falta de vacina”, complementa.

Ainda de acordo com a subsecretária, a vacinação por faixas-etárias e grupos de risco permanece no município. Nesta semana, estão sendo imunizados diabéticos acima de 18 anos e pessoas com outras comorbidade de 47 a 53 anos.

“Nós estamos seguindo o Plano Nacional de Imunização. Em seguida ao grupo de comorbidade, entram as pessoas em situação de rua. Depois, a população privada de liberdade e os profissionais que trabalham nesse segmento. E em seguida, profissionais da educação e trabalhadores de transporte”, explica Fabíola.

Contudo, ainda não há previsão de quando o restante da população, que não esteja incluído em nenhum dos grupos elencados como prioritário, será imunizado. “Nós não tivemos ainda nenhuma informação e previsão de quando será o início dessa vacinação”, finaliza.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.