MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo: pacientes aguardam mais de sete horas por atendimento na UPA

Sem cadeiras suficientes para sentar, na tarde desta segunda pessoas aguardam por atendimento sentadas no chão

Por Juliana Guzzo
03/06/19 - 17:32
Nova Friburgo: pacientes aguardam mais de sete horas por atendimento na UPA Pacientes e acompanhantes à espera de atendimento na UPA de Nova Friburgo | Foto: Gee Santos

Na tarde dessa segunda-feira, 3 de junho, pacientes da UPA de Nova Friburgo, que fica no bairro de Conselheiro Paulino, passavam por uma longa espera por atendimento na unidade. A equipe de reportagem do Portal Multiplix foi até o local e encontrou a UPA lotada. Sem cadeiras suficientes para sentar, pessoas aguardavam sentadas no chão da recepção.

A cuidadora de idoso Márcia Veiga, de 47 anos, relatou que estava desde às 10 horas da manhã aguardando um médico para atender seu marido, o comerciante Carlos de Andrade, de 57 anos, que apresentava fortes dores, tosse com secreções de sangue, que ele acreditava serem reações da vacina contra a gripe.

“Eu tive que deixar o meu trabalho para acompanhar meu esposo e até agora nada! Lá dentro da unidade têm pessoas sentadas no chão, o ar-condicionado está desligado e a recepção não tem janelas, várias pessoas doentes, crianças, idosos, todos respirando o mesmo ar. Uma senhora bem idosa desmaiou do meu lado, só assim foi atendida”, relatou Márcia.

Márcia teve que esperar mais de sete horas com o marido e ele não foi atendidoMárcia teve que esperar mais de sete horas com o marido e ele não foi atendido | Foto: Gee Santos

Diversos pacientes se queixaram de estarem desde horários anteriores ao que Márcia chegou, outros há pelo menos 2 horas aguardando e sem perspectiva de serem atendidos. Apenas o atendimento infantil estava sendo mais ágil, segundo eles. Ainda segundo os pacientes, as recepcionistas informaram que três médicos estariam atendendo na unidade naquele momento.

O aposentado Celino Lau aguardava por mais de duas horas. Com um machucado na perna e uma visível reação alérgica na pele, que de acordo com ele era de um medicamento, o idoso de 68 anos esperava na calçada fora da unidade.

“Eu to há duas horas aqui, meu filho me trouxe. Meu pé está doendo, eu não consegui lugar para sentar lá dentro, tive que ficar aqui fora”, contou Celino.

Nossa equipe deixou a unidade às 16 horas e esses e outros pacientes não tinham sido atendidos ainda.

Pacientes tiveram que aguardar do lado de fora por atendimentoPacientes tiveram que aguardar do lado de fora por atendimento | Foto: Gee Santos

A reportagem do Portal Multiplix tentou contato por telefone com a direção da UPA, mas sem sucesso.

Já a prefeitura disse, em nota, que “as responsabilidades administrativas de contratação ou gerenciamento dos funcionários, conservação e estrutura, são de responsabilidade da empresa gestora da unidade mencionada, conforme estabelecido em contrato. Contudo, o município irá notificá-la para adoção das providências cabíveis a fim de restabelecer o pronto atendimento à população”.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.