MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo fará testes rápidos de HIV em diversas unidades de saúde

Testagens acontecem na próxima semana e fazem parte das iniciativas para marcar o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV

Por Redação Multiplix
05/04/19 - 14:38
Nova Friburgo fará testes rápidos de HIV em diversas unidades de saúde Testes rápidos de HIV serão feitos, gratuitamente, no Centro, em Riograndina, Stucky e Centenário | Foto: Banco de Imagem

Este domingo, 7 de abril, é o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV e várias cidades do estado do Rio entraram na campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de realizar regularmente o teste, não somente para reduzir a transmissão do vírus, mas, também, para a eficácia do tratamento precoce na pessoa detectada. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, por meio do Programa Municipal de IST/Aids, vai realizar testagem rápida para HIV, gratuita, nos seguintes pontos de atendimento e datas:

  • Posto de Saúde Silvio Henrique Braune, no Centro - de 09 a 12 de abril, de terça-feira a sábado, das 8h30 às 11h30.

Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF):

  • Riograndina - 09 de abril, das 9h às 17h;

  • Stucky - 09 de abril, das 8h às 10h45;

  • Centenário - 12 de abril, das 9h às 15h.

Dentre as ações de prevenção, além do diagnóstico precoce, será feito tratamento imediato dos pacientes com resultado positivo e, como resultado, a supressão viral após seis meses de tratamento, levando, assim, à quebra da cadeia de transmissão do vírus.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Entenda a importância de descobrir a contaminação pelo HIV de forma precoce


Panorama da AIDS

De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids, do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) do Ministério da Saúde (DIAHV/SVS/MS), de 2007 a junho de 2018 foram notificados 247.795 casos de infecção pelo HIV no Sistema Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN), sendo 117.415 (47,4%) na região Sudeste. E o país tem registrado uma média anual de 40 mil novos casos de Aids nos últimos cinco anos.

No entanto, desde o ano de 2012, houve uma diminuição na taxa de detecção da doença no Brasil, que passou de 21,7/100.000 habitantes (2012) para 18,3/100.000 em 2017, configurando um decréscimo de 15,7%.

Quanto à forma de transmissão, o agravo cresceu entre homens que fazem sexo com homens, mudando o perfil, nos últimos 10 anos, quando a proporção maior de casos era de transmissão heterossexual.

O Departamento de Vigilância e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs/AIDS/HIV está incentivando a divulgação da prevenção combinada, que engloba oito formas de prevenção que devem ser escolhidas e combinadas por cada pessoa, de acordo com cada situação vivida. São elas: preservativo masculino e feminino; redução de danos (não compartilhamento de objetos perfurocortantes); testagem regular de HIV; exame de HIV e outras ISTs no pré-natal; profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); diagnosticar e tratar outras IST.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.